Aspecto radiológico de heteroenxerto ósseo cortical fragmentado na reparação de falhas ósseas em coelhos

Autores

  • Silvio Henrique de Freitas Professor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cuiabá (UNIC). Avenida Antártica, 788. Casa 26. Bairro: Ribeirão da Ponte. CEP: 78040-500, Cuiabá – MT.
  • Renata Gebara Sampaio Dória Professor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cuiabá (UNIC). Avenida Antártica, 788. Casa 26. Bairro: Ribeirão da Ponte. CEP: 78040-500, Cuiabá – MT.
  • Fábio de Souza Mendonça Professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cuiabá (UNIC).
  • Joaquim Evêncio Neto Professor do Departamento de Morfologia e Fisiologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Lázaro Manoel de Camargo Professor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cuiabá (UNIC). Avenida Antártica, 788. Casa 26. Bairro: Ribeirão da Ponte. CEP: 78040-500, Cuiabá – MT.

Palavras-chave:

enxertos ósseos, reparação óssea, banco de ossos

Resumo

Foi realizada falha segmentar de 6mm na região metafisária da tíbia de 12 coelhos, sendo utilizado enxerto ósseo corticalheterólogo fragmentado, conservado em glicerina (98%), para a sua reconstrução. O enxerto foi depositado no leito receptor ea integração deste foi avaliada radiologicamente por 20, 40 e 60 dias. Houve incorporação gradativa, em relação ao tempo, doenxerto no leito receptor, em 100% dos casos. O uso de heteroenxerto ósseo cortical fragmentado e conservado em glicerinaa 98% promove a reparação de falhas ósseas, sem sinais de infecção ou rejeição, podendo ser utilizado como substitutoósseo na medicina veterinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica