Prevalência de helmintos em patos domésticos Cairina moschata dom. (Linné) (Anseriformes, Anatidae, Cairinini, Cairina) provenientes de criações extensivas no estado do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Dalton Garcia de Mattos Junior Prof. da disciplina Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos, do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública, MSV da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, UFF
  • Daisy de Araújo da Costa Médica-veterinária autônoma, MSc em Medicina Veterinária, Ornitopatologia.
  • Rodrigo Caldas Menezes Médico-veterinário, Centro de Criação de Animais de Laboratório – CECAL, do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz – Rio de Janeiro – RJ.
  • Eliana Marques Mesquita Professora do Departamento de Tecnologia de Produtos de Origem Animal, MTA da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, UFF.

Palavras-chave:

Cairina moschata, helmintos, prevalência, Brasil

Resumo

De março a agosto de 2002 foi realizado um levantamento de parasitos em trinta patos domésticos criados extensivamenteoriundos de seis municípios do estado do Rio de Janeiro, através de exames clínicos, necropsias e amostras de tecidosafetados. Dezessete aves estavam parasitadas por oito diferentes espécies de helmintos. A prevalência e a intensidade médiade infecção entre as aves parasitadas foram registradas. O presente trabalho registra, pela primeira vez no Brasil, nematóidesda espécie Capillaria phasianina nestes hospedeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva