Aspectos da produção leiteira em pequenas unidades de produção familiar no assentamento Mutirão Eldorado em Seropédica, Rio de Janeiro

Autores

  • Jonathan Johanz Quiroz Zegarra Discente de Mestrado em Medicina Veterinária da UFRuralRJ.
  • Bruno César Ribeiro da Silva Oliveira Discente do curso de Medicina Veterinária – UFRuralRJ – Bolsista de Iniciação Científica PIBIC – CNPq.
  • Rosângela Antunes da Siva Discente do curso de Medicina Veterinária – UFRuralRJ – Bolsista de Iniciação Científica FAPERJ.
  • Olavo Brandão Carneiro Discente do curso de Medicina Veterinária – UFRuralRJ.
  • Rita de Cássia Campbell Machado Botteon Docente do Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária – Instituto de Veterinária – UFRuralRJ.
  • Paulo de Tarso Landgraf Botteon Docente do Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária – Instituto de Veterinária – UFRuralRJ.

Palavras-chave:

agricultura familiar, assentamentos rurais, pecuária leiteira, produção, criação

Resumo

A agricultura familiar é uma atividade de grande importância econômica e social. Em geral, as pequenas unidades agrícolascaracterizam-se pela diversidade dos sistemas de produção. Ultimamente a produção de leite vem sendo apontada comoalternativa viável para melhoria e manutenção das condições financeiras da propriedade familiar. De uma relação de famíliasque compõem o Assentamento Mutirão Eldorado em Seropédica – RJ, foram identificadas aquelas que desempenham entreoutras atividades a pecuária, constatando-se que a maioria dos produtores relatavam a necessidade de adoção de medidasque resultassem na melhoria da qualidade dos produtos e aumento da produtividade. A atividade pecuária para fins deconsumo e/ou comercialização foi confirmada em 12 lotes. Todavia, um dos criadores não manifestou interesse em participardo estudo. As características dos rebanhos foram avaliadas individualmente, mediante entrevista, exame clínico e examescomplementares. Como medidas profiláticas foram relatadas a vacinação e o controle de ectoparasitos. Em todos os lotesestudados o gado era mestiço, criado de forma extensiva, alimentado basicamente a pasto e ordenhado de forma manual combezerro ao pé. Nenhum criador adotava medidas preventivas ou controle de mastite que foi identificada em 39,2% das vacasem lactação. Do total de vacas examinadas, 32% estavam prenhes e 55% estavam em lactação, com uma média de produçãode 2,5 litros/vaca/dia. Na opinião dos criadores, a falta de financiamento, assistência técnica e a qualidade da água dificultama produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-30

Edição

Seção

Produção Animal