Avaliação histológica do polímero derivado do óleo de mamona (Ricinus communis) aplicado na diáfise proximal da tíbia de cães

Autores

  • Edilaine Sarlo Fernandes Médica-veterinária, mestre, professora da AGROPLAC- GAMA-DF; Autônoma Clínica Veterinária Arca de Noé – Brasília, DF. CEP 78000-000.
  • Andréa Pacheco Batista Borges Médica-veterinária, doutora, professora adjunto do Departamento de Veterinária da UFV – Viçosa, MG – CEP 36571-000.
  • Marlene Isabel Vargas Viloria Médica-veterinária, doutora, professora adjunto do Departamento de Veterinária da UFV – Viçosa, MG – CEP 36571-000.
  • Luiz Gonzaga Pompermayer Médico-veterinário, doutor, professor adjunto do Departamento de Veterinária da UFV – Viçosa, MG – CEP 36571-000.
  • Cristiane Torres Neto Médica-veterinária, aluna do curso de Especialização de Pequenos Animais – Departamento de Veterinária da UFV – Viçosa, MG – CEP 36571-000.
  • Cleber Barbosa de Oliveira Médico-veterinário, mestre, doutorando UNESP – Jaboticabal, SP.

Palavras-chave:

substitutos ósseos, biocompatibilidade, poliuretana de mamona

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar histologicamente a biocompatibilidade e osteointegração do polímero derivado doóleo de mamona (Ricinus communis) usado como substituto no preenchimento de falha óssea, provocada na diáfise proximalda tíbia de cães. Foi realizado um estudo experimental utilizando-se 20 cães, clinicamente sadios, que foram separados emdois grupos de dez cada. O grupo 1 recebeu tratamento com a poliuretana de mamona (PDOM) e o grupo 2, sem tratamento,foi utilizado como controle. Retirou-se um fragmento ósseo na tíbia com cerca de 10 x 5 mm de tamanho e a falha ósseaprovocada foi preenchida no grupo 1 com a poliuretana derivada do óleo de mamona. Para análises histológicas, dois animaisde cada grupo foram eutanasiados aos oito, 30, 60, 120 e 180 dias após a cirurgia. No exame histológico não foi obsevadaintegração do PDOM no grupo tratado. O reparo do defeito dos animais do grupo controle ocorreu aos 30 dias. Não foiobservada reação tipo corpo estranho nem completo reparo dos defeitos tratados com o polímero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-05-30

Edição

Seção

Patologia e Análises Clínica Veterinária