Coleta de sêmen em mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) (Kuhl, 1820) através da eletroejaculação Callitrichidae – primates

Autores

  • Fabrício Delgado Vidal Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense. Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ-FEEMA), Guapimirim - RJ.
  • Marcelline Santos Luz Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense. Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ-FEEMA), Guapimirim - RJ.
  • Tânia Góes de Pinho Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Alcides Pissinatti Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ-FEEMA), Guapimirim - RJ. Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), Niterói - RJ. Fundação Educacional Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis - RJ.

Palavras-chave:

Leontopithecus chrysomelas, primatas, sêmen, eletroejaculação, morfologia espermática

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias capazes de aumentar a eficiência reprodutiva tem crescido nos últimos anos, mas nogênero Leontopithecus existem poucos relatos sobre suas características reprodutivas. A eletroejaculação tem sido empregadacom sucesso na colheita de sêmen de animais ameaçados, incluindo primatas não-humanos. O objetivo deste trabalho foiestabelecer um protocolo para a colheita de sêmen em Leontopithecus chrysomelas e verificar as características do sêmenem animais mantidos em cativeiro. Neste estudo foram utilizados dez machos adultos do Centro de Primatologia do Rio deJaneiro (CPRJ-FEEMA). Após a sedação, os animais foram estimulados após a introdução de um transdutor via retal para aeletroejaculação, segundo a técnica descrita por Gould et al. (1978), com algumas modificações. Os sagüis foram submetidosa 10 estímulos de cada voltagem, de forma crescente (2, 3, 4 e 6 Volts), até que se obtivesse o ejaculado. Os primatasejacularam em média após 29 ± 12,3 estimulações, em uma voltagem média de 4 Volts. Foram obtidos ejaculados em todosos animais, porém, alguns deles (17,5%) não apresentaram ereção peniana. O sêmen obtido apresentou aspecto leitoso,ligeiramente amarelado, consistindo de uma porção que rapidamente coagulava. O volume médio foi de 11,9ml ± 4,73ml everificou-se uma média de 32,71% de patologia espermática. Das alterações morfológicas do sêmen, as mais comumenteobservadas foram as patologias de peça intermediária (38,63%), caudas fortemente dobradas (22,4%) e patologia da cabeçados espermatozóides (16,25%) Os resultados demonstraram que a estimulação transretal pode ser considerada um métodoseguro e eficiente para colheita de sêmen em Leontopithecus chrysomelas e que amostras de sêmen podem ser colhidasrotineiramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-05-30

Edição

Seção

Reprodução Animal