Alterações clínicas e patológicas durante a infecção experimental com Eimeria acervulina em frangos de corte suplementados com betaína

Autores

  • Marcel Teixeira Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Universidade Estadual de Santa Cruz. Campus Soane Nazaré de Andrade. Rodovia Ilhéus/ Itabuna Km 16, Ilhéus, Bahia. Bolsista Fapesb
  • Tania Marcia Soares Niang Curso de Pós-Graduação em Zootecnia. BR-465 – Km-7 – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 23890-000 Seropédica, RJ.
  • Augusto Vidal da Costa Gomes Departamento de Produção Animal. Instituto de Zootecnia da UFRRJ. 23890-000 Seropédica, RJ.
  • Walter Leira Teixeira Filho Departamento de Parasitologia Animal. Instituto de Veterinária da UFRRJ 23890-000 Seropédica, RJ. Bolsista CNPq.
  • Carlos Wilson Gomes Lopes Departamento de Parasitologia Animal. Instituto de Veterinária da UFRRJ 23890-000 Seropédica, RJ. Bolsista CNPq.

Palavras-chave:

pintos de corte, coccidiose, infecção experimental, Eimeria acervulina, betaína

Resumo

Com o objetivo de se avaliar o efeito da betaína na patogenicidade de Eimeria acervulina, 420 pintos de corte Cobb foraminoculados experimentalmente com 2 x 105 oocistos esporulados e alocados em baterias num esquema de blocos ao acasocom cinco tratamentos e seis repetições, incluindo-se um controle positivo, um grupo tratado com o anticoccidiano salinomicinae promotor de crescimento, e mais três níveis de betaína como aditivo na ração a 0,05, 0,10 e 0,15%. No 14o dia de vida as avesforam individualmente infectadas com 2 x 105 oocistos esporulados. A betaína não foi capaz de interferir positivamente naresposta clínica e patologia das aves durante a infecção por E. acervulina, no entanto foi capaz de aumentar a produção deoocistos. É provável que a betaína possa ser utilizada como aditivo na ração das aves em substituição aos medicamentosconvencionais salinomicina e penicilina G potássica, cujos efeitos são semelhantes na recuperação do hospedeiro frente àcoccidiose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-09-30

Edição

Seção

Patologia e Análises Clínica Veterinária