Avaliação dos valores de lactato e da atividade sérica da enzima creatina quinase (2.7.3.2) em cavalos (Equus caballus) da raça Puro-Sangue-Inglês (PSI) submetidos a teste de esforço em esteira ergométrica

Autores

  • Rosalie Joslin Kowal Veterinária do Jockey Club Brasileiro.
  • Nádia Regina Pereira Almosny Profª. Drª. do Departamneto de Clínica e Patologia Clínica da Universidade Federal Fluminense.
  • Bianca Cascardo Veterinária autônoma do Jockey Club Brasileiro.
  • Ricardo Peixoto Summa Veterinário autônomo.
  • Leopoldo José Cury Veterinário autônomo do Jockey Club Brasileiro e Prof. de Reprodução Animal da Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

eqüino, esteira, exercício, lactato, creatina quinase

Resumo

O Puro-Sangue-Inglês (PSI) encontra-se difundido em todo o Brasil e dada a falta de dados sobre a fisiologia do exercíciodestes animais, torna-se importante a realização de testes de esforço sob algumas condições características visando a obterinformações mais precisas e adequadas quando esses cavalos são submetidos a esforços constantes. Logo, decidiu-seinvestigar as causas de baixa e de perda de performance nos cavalos de corridas, utilizando-se esteira ergométrica. Foramutilizados 20 animais em fase de treinamento no Jockey Club Brasileiro, com idade entre 2 e 6 anos, machos e fêmeas,submetidos a testes de esforço em esteira visando avaliar dados bioquímicos — lactato plasmático e creatina quinase (CK).Os valores médios variaram nos tempos estudados e foram correlacionados e avaliados estatisticamente. Concluiu-se que arealização de teste de esforço em esteira ergométrica é útil para a determinação destes parâmetros e tem como principalfunção avaliar a capacidade atlética de cavalos de corridas, bem como detectar possíveis momentos de baixa performancepermitindo a sua correção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-01-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica