Avaliação do proteinograma sérico de cães com e sem sintomas neurológicos, naturalmente infectados por Leishmania chagasi

Autores

  • Júlio Simões Marcondes Médico-veterinário residente – FMVZ – UNESP / Botucatu, SP.
  • Francisco Leydson Formiga Feitosa Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal – UNESP – Araçatuba, SP. Rua Clóvis Pestana, 793. CEP: 16050-680 – Araçatuba, SP.
  • Fabiana Augusta Ikeda-Garcia Pós-graduanda – FCAV – UNESP / Jaboticabal, SP.
  • Valéria Marçal Félix de Lima Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal – UNESP – Araçatuba, SP. Rua Clóvis Pestana, 793. CEP: 16050-680 – Araçatuba, SP.
  • Sílvia Helena Venturoli Perri Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal – UNESP – Araçatuba, SP.
  • Mary Marcondes Feitosa Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal – UNESP – Araçatuba, SP. Rua Clóvis Pestana, 793. CEP: 16050-680 – Araçatuba, SP.

Palavras-chave:

leishmaniose visceral, cães, eletroforese, IgG sérica

Resumo

A leishmaniose visceral é uma antropozoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania. A infecção no cão usualmentecausa uma doença sistêmica crônica, que, clinicamente, é similar à humana. No Brasil, o Ministério da Saúde exige aeutanásia de animais portadores de leishmaniose visceral e não recomenda o tratamento dos mesmos. Entretanto, emmuitos países esses animais são tratados, e a avaliação da resposta à terapia baseia-se nos títulos de anticorpos antileishmaniae no proteinograma sérico. O presente trabalho teve como objetivos determinar a concentração de proteína total esuas frações eletroforéticas correlacionando-as com a presença de imunoglobulinas no soro de cães com leishmaniosevisceral, com e sem acometimento neurológico. Foram utilizados dois grupos de animais, sendo o primeiro constituído de 18cães portadores de leishmaniose visceral, sem evidências clínicas de envolvimento neurológico, e o segundo formado por 21cães portadores de leishmaniose visceral com quadro neurológico. A proteína sérica total foi determinada através do métodode biureto e em seguida realizou-se a migração eletroforética para separação das frações protéicas do soro sangüíneo.Ambos os grupos apresentaram uma intensa gamaglobulinemia, uma hipoalbuminemia e uma diminuição da fraçãoalfaglobulina. A elevação dos níveis de gamaglobulina no grupo controle apresentou uma correlação com uma maior positividadeno teste de ELISA no soro destes animais; 88,9% dos cães do grupo controle, contra apenas 28% de positivos no grupo comsintomatologia neurológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-01-30

Edição

Seção

Patologia e Análises Clínica Veterinária