Efeito do diluidor “baken” modificado na longevidade espermática de cão

Autores

  • Karen Mascaro Gonçalves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco/ UFRPE. Rua dos Navegantes, 1907apto. 701, Boa Viagem, Recife, PE – CEP:51021-000.
  • Frederico Ozanam Papa Universidade Estadual Paulista/UNESP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu/FMVZ.
  • Maria Madalena Pessoa Guerra Universidade Federal Rural de Pernambuco/ UFRPE.
  • Cristiane Scavuzzi Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco/ UFRPE.
  • Áurea Wischral Universidade Federal Rural de Pernambuco/ UFRPE.

Palavras-chave:

sêmen, cão, resfriamento, “baken”, diluidores

Resumo

Têm-se relatado diversos trabalhos relacionados com a biotecnologia do sêmen de cão, comprovando o interesse noaperfeiçoamento das raças, além de diminuição de custos, uma vez que a tecnologia do sêmen permite reduzir o número demachos em um canil. O diluidor “baken” é utilizado no resfriamento do sêmen de eqüino e de asinino. No entanto, ainda nãose tem relato de seu uso na preservação do sêmen da espécie canina. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliara eficácia do diluidor “baken” modificado no resfriamento do sêmen de cão. Para isso, foram coletados sêmen de quatro cães,sem raça definida, e avaliados os parâmetros de motilidade e integridade de membrana. Observou-se que a membranaespermática, assim como a motilidade individual progressiva, mantiveram-se preservadas até 48 horas de resfriamento. Omeio “baken” modificado constitui diluidor eficaz no procedimento de refrigeração de sêmen de cão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-01-30

Edição

Seção

Reprodução Animal