Características sensoriais e efeito da informação do conteúdo de gordura sobre a aceitação sensorial em salsichas tipo Frankfurt

Autores

  • Isabela Ciarlini de Azevedo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Mestrado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal – Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Mônica Queiroz de Freitas Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói – RJ, CEP 24230-340.
  • Sérgio Borges Mano Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói – RJ, CEP 24230-340.
  • Henrique Silva Pardi Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói – RJ, CEP 24230-340.

Palavras-chave:

salsicha, análise sensorial, análise descritiva, aceitação, intenção de compra, baixo teor de gordura

Resumo

O presente trabalho teve como tema central a descrição sensorial de salsichas tipo Frankfurt tradicional e de carne de avesobtidas no mercado brasileiro. Dentre as salsichas de carne de aves, contendo baixo teor de gordura, estudou-se também oefeito da rotulação light sobre a aceitação sensorial de consumidores. Utilizou-se o método de análise descritiva quantitativapara a descrição sensorial das salsichas tradicionais e de carne de aves. Os testes de consumidor foram realizados emsalsichas de carne de aves, com e sem a informação que se tratava de produto light, cuja aceitação foi medida em escalahedônica e de atitude. Os dados foram analisados estatisticamente pela análise de variância e pela Análise de ComponentePrincipal (ACP). No geral, as salsichas tradicionais apresentaram características de sabor e aroma mais acentuados que asproduzidas com carne de aves. Os atributos granulosidade, sabor de soja e sabor de ranço foram considerados negativospara a qualidade sensorial das salsichas estudadas. Os resultados da ACP sugerem que os atributos: aroma característico,sabor característico e cor rósea foram os mais importantes na diferenciação das salsichas tradicionais das salsichas produzidascom carne de aves. A informação nutricional quanto ao conteúdo de gordura ou light demonstrou uma interferência levementenegativa no status afetivo das salsichas produzidas com carne de aves (p<0,05), não tendo sido observada modificaçãosignificativa (p>0,05) na atitude de freqüência de uso dos consumidores testados. Um grupo maior de consumidores (87%)tendeu à aceitação para as amostras de chester e de frango, e apenas 13% para as amostras de peru.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal