Caracterização do processo de rigor mortis dos músculos Gastrocnemius internus e Fibularis longus de avestruz (Struthio camelus) e da maciez da carne

Autores

  • Edna Ribeiro dos Santos Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.
  • Teófilo José Pimentel da Silva Depto. de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense – Rua Vital Brazil Filho, 64, CEP 24 230- 340, Niterói, RJ – Brasil.
  • Rogério Tortelly Depto. de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense – Rua Vital Brazil Filho, 64, CEP 24 230- 340, Niterói, RJ – Brasil.
  • Arlene Gaspar Depto. de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Fábio da Costa Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.
  • Guilherme Jogaib Jardim Discente (Iniciação Científica) – Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

carcaça de avestruz, músculos, rigor mortis, maciez

Resumo

O desenvolvimento do processo de rigor mortis das carcaças de animais de açougue interfere de forma decisiva na qualidadeda carne. As características deste processo não foram ainda estabelecidas em carcaças de avestruzes abatidos no Brasil.Foram realizadas análises, nos intervalos de 0,5h, 3,0h, 6,0h, 9,0h, 12,0h e 24,0h após sangria, para a caracterização doprocesso de rigor mortis nos músculos Gastrocnemius internus e Fibularis longus de seis avestruzes híbridos “Blue neck” e“Red neck”, criados em Corumbataí-SP e abatidos em frigorífico sob Inspeção Federal, localizado em Amparo, SP. O tratamentoestatístico dos dados demonstrou que durante o resfriamento industrial das carcaças, a temperatura da câmara variou de11,5°C a -2°C, enquanto a temperatura dos músculos, de 40,67°C a 0,23°C. O valor do pH decresceu gradualmente, de 7,05a 5,97 em Gastrocnemius internus e de 7,26 a 7,14 em Fibularis longus. A contração máxima do sarcômero ocorreu em 0,5hora, correspondendo ao maior valor de força de cisalhamento e maior perda de peso por cozimento em ambos os músculos.As alterações bioquímicas e estruturais referentes ao processo de rigor mortis em avestruzes corresponderam aos padrõesestabelecidos para outras espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal