Cisticercose bovina em matadouro-frigorífico sob inspeção sanitária no município de Teixeira de Freitas-BA: prevalência da enfermidade e análise anatomopatológica de diagnósticos sugestivos de cisticercose

Autores

  • Davi de Oliveira Almeida Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.
  • Horácio Peçanha Igreja Fiscal Agropecuário, Ministério da Agricultura, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
  • Fernanda Martinez Xavier Alves Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.
  • Iacir Francisco dos Santos Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ. 24230-340. Brasil.
  • Rogerio Tortelly Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ. 24230-340. Brasil.

Palavras-chave:

bovino, cisticercose, corpúsculos calcários, histopatologia, inspeção sanitária

Resumo

Foram diagnosticados, nas linhas de inspeção e registrados nos mapas de condenação, 115 (4,20%) casos de cisticercosebovina, 108 (92,17%) considerados degenerados e 7 (6,08%) viáveis, em 2778 bovinos oriundos de várias cidades da regiãosul da Bahia, Brasil, durante o mês de outubro de 2005. Oitenta (69,56%) ocorreram no fígado, 19 (16,52%) no coração e 16(13,91%) nos masseteres. Macroscopicamente, os cisticercos viáveis apresentavam um aspecto cístico e uma paredetranslúcida. Os considerados degenerados possuíam um aspecto caseoso a cáseo calcário, com diâmetro em torno de0,5cm, coloração esbranquiçada a amarelada e consistência firme. Os 108 cisticercos considerados degenerados foramsubmetidos à análise microscópica, para a confirmação do diagnóstico macroscópico. A microscopia revelou que somente 17amostras apresentaram lesões características indicativas de cistos degenerados, em 7 casos no fígado e 6 na musculatura,onde foram observadas estruturas ovóides e basofílicas, com as características dos corpúsculos calcários, enquanto em 4casos foram observados fragmentos de cestóides. As lesões eram representadas por um processo inflamatório na maioriadas vezes granulomatoso com o centro cáseo calcário. Concluiu-se que em casos de lesões inflamatórias e/ou mineralizadastorna-se muito difícil o inspetor diagnosticar tal enfermidade macroscopicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal