Qualidade da corvina (Micropogonias furnieri) inteira em diferentes períodos de estocagem à temperatura de 0oC

Autores

  • Alexandre Borges Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
  • Mônica Queiroz de Freitas Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ. CEP 24230-340. Brasil.
  • Robson Maia Franco Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ. CEP 24230-340. Brasil.
  • Eliane Teixeira Mársico Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ. CEP 24230-340. Brasil.
  • Sérgio Carmona de São Clemente Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ. CEP 24230-340. Brasil.
  • Nathália de Oliveira Cavalcante Zúniga Discente de Medicina Veterinária (Bolsista PIBIC) da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

peixe marinho, Micropogonias furnieri, corvina, prazo comercial

Resumo

O trabalho teve como objetivo, a partir de análises bacteriológicas e físico-químicas, determinar o prazo comercial da corvina(Micropogonias furnieri) inteira armazenada em diferentes período de estocagem à temperatura de 0°C. As corvinas recémcapturadasforam mantidas sob gelo (0°C) e as análises foram realizadas imediatamente após a coleta, e em intervalos dedois dias. Foram realizadas contagens de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas e psicrotróficas na pele e no músculoda corvina. As análises físico-químicas incluíram as determinações de pH, Bases Voláteis Totais (BVT) e o teor de histamina.Os resultados foram analisados estatisticamente pela regressão linear. As contagens das bactérias heterotróficas aeróbiasmesófilas na musculatura atingiram o limite aceitável para consumo de 107 UFC/g, estipulado pela Food Agriculture Organization,no 9o dia de estocagem. Durante os dias de estocagem, os valores de pH, BVT e histamina não ultrapassaram o limiteestabelecido pelo Ministério da Agricultura como impróprio para consumo. Tais resultados sugerem que a corvina (Micropogoniasfurnieri) inteira pode ser consumida, com pouco risco para a saúde do consumidor, até o 9º dia de estocagem à temperaturade 0°C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal