Isolamento de fagócitos viáveis do leite de búfalas (Bubalus bubalis) hígidas, sem elicitação, criadas no estado de São Paulo

Autores

  • Alice Maria Melville Paiva Della Libera Professor doutor, Dep. de Clínica Médica, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ USP). Rua Orlando Marques Paiva, 87, CEP 05588-000, Cidade Universitária, SP.
  • Eduardo Harry Birgel Professor Titular, Departamento de Clínica Médica (FMVZ-USP).
  • Ênio Mori Doutorando do Departamento de Clínica Médica, (FMVZ-USP), Clínica Médica da UNIABC.
  • Sandra Satiko Kitamura Doutorando do Departamento de Clínica Médica, (FMVZ-USP), Clínica Médica da UNIP.
  • Regina Mieko Sakata Mirandola Farmacêutica Departamento de Clínica Médica, (FMVZ-USP).
  • Wanderley Pereira de Araujo Professor Associado, Departamento de Clínica Médica, (FMVZ-USP).

Palavras-chave:

fagócitos, viabilidade celular, leite, búfalos

Resumo

A obtenção de células viáveis do leite em quantidade adequada tem sido considerada limitante para a avaliação das funçõescelulares, sem elicitação prévia e na ausência de inflamação. O presente estudo teve por objetivo padronizar o volume edescrever o processamento das amostras para a recuperação de 2 x 106 células viáveis/ml em suspensão, a partir de leite debúfalas hígidas, sem elicitação, criadas no estado de São Paulo. Para tal, foram colhidas 114 amostras de leite de búfalas,negativas no CMT e ao isolamento bacteriológico, compondo-se três grupos com amostras constituídas de diferentes volumes(100 a 125 ml; 500 ml e com 750 ml) de leite. As amostras foram submetidas à contagem de células somáticas e foramrealizados os cálculos dos números e percentuais de células viáveis. Empregando-se esse procedimento para isolamentodas células viáveis em quantidade e qualidade adequadas, concluiu-se que, em face da pequena concentração de células doleite de búfalas hígidas, foram necessários maiores volumes da amostra, fato que aumentou o tempo de processamento emanipulação das mesmas, comprometendo a viabilidade celular e conseqüentemente as aplicações experimentais futuras.O volume de 500 ml de leite foi considerado o mais eficiente para a recuperação de células em quantidade e qualidadeadequadas para ensaios in vitro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-01-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica