Análise comparativa entre microbiologia convencional, ELISA e PCR para detecção de Salmonella enteritidis, S. typhimurium, S. gallinarum e S. pullorum em carne de frango contaminada artificialmente

Autores

  • Elci Lotar Dickel Professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.
  • Laura Beatriz Rodrigues Professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.
  • Luciana Ruschel dos Santos Professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.
  • Stella de Faria Valle Professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.
  • Fernando Pilotto Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Carla Rodembush Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Vera Beatriz Wald Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Cláudio Wageck Canal Professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
  • Vladimir Pinheiro do Nascimento Professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Palavras-chave:

Salmonella, carne de frango, microbiológico convencional, ELISA, PCR

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa das técnicas de Reação em Cadeia pela Polimerase(PCR) e Ensaio Imunoenzimático (ELISA – SALVIA®) com o método microbiológico convencional para detecção e SalmonellaEnteritidis (SE), S. typhimurium (ST), S. gallinarum (SG) e S. pullorum (SP) em carne de frango. As amostras foram contaminadasartificialmente com diluições de 10-7, 10-8 e 10-9 para SE e ST e de 10-4, 10-5 e 10-6 para SG e SP, com cinco repetições decada diluição, totalizando 300 análises. Os testes foram realizados em cinco diferentes laboratórios para a validação dastécnicas. Na avaliação geral dos dados obtidos, a microbiologia convencional obteve 56,67% (170/300) de recuperação dasamostras contaminadas artificialmente, enquanto as técnicas de ELISA e PCR representaram 71% (213/300) e 75% (225/300), respectivamente. A análise dos resultados de detecção de Salmonella através dos testes ELISA e PCR, em relação aomicrobiológico convencional, apresentaram diferença estatística (p=0,0001, teste de MacNemar). Não houve diferença significativaentre os resultados da PCR e do ELISA. Os resultados alcançados demonstraram que, comparado ao microbiológicoconvencional, tanto o ELISA quanto a PCR foram eficazes para detecção dos sorovares de Salmonella nas amostras de carnede frango avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-01-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva