Infestação por Lynxacarus radovskyi em cães e gatos domésticos na cidade de Niterói (RJ): relato de caso

Autores

  • Ellen Jaffé Graduanda em Medicina Veterinária – UFF. Rua Santa Rosa ,141, apto. 1002. Santa Rosa – Niterói, RJ.
  • Simone Grillo Médica-veterinária autônoma. Estrada Velha de Marica 154, casa 38, Maria Paula – Niterói, RJ.
  • Cleber Lincoln Andrade Costa Graduando em Medicina Veterinária – UFF. Rua Pedro Ernesto, 69, casa 9. Saúde – Rio de Janeiro, RJ.
  • Carlos Eduardo Santos Vaz Médico-veterinário autônomo. Av Santa Cruz, 543/104, bl 8, Realengo – Rio de Janeiro, RJ.
  • Luciana Casartelli Alves Graduanda em Medicina Veterinária – UFF. Rua Almirante Baltazar, 264 – São Cristóvão – Rio de Janeiro, RJ.
  • Nádia R. P. Almosny Prof. Dr. Depto. de Clínica e Patologia Clínica Veterinária – UFF. R. Vital Brazil filho,64 – Santa Rosa – Niterói, RJ.

Palavras-chave:

Lynxacarus radovskyi, ácaro, dermatopatias, cães, gatos

Resumo

O Lynxacarus radovskyi é um ácaro da pele do gato que se alimenta da superfície do pêlo. O potencial das manifestaçõesclínicas é proporcional ao número de ácaros fixados no animal e a duração da infestação. Com o objetivo de pesquisar apresença de ectoparasitos em 10 felinos que apresentavam pontos avermelhados nos pêlos foi realizado o tricograma eobservou-se a presença de ovos e exemplares adultos de L. radovskyi aderidos aos pêlos dos animais. Observou-se, ainda,que um canino, macho e adulto, que convivia com estes felinos, também estava parasitado por estes artrópodes, emboraapresentando menor grau de infestação. Em cães, não existem relatos deste parasito na literatura mundial. Concluiu-se que,devido ao pequeno tamanho do parasito e as dificuldades no diagnóstico, é necessário um estudo amplo que avalie aocorrência deste parasito e suas implicações na sanidade dos felinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-01-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva