Detecção de anticorpos contra o vírus da diarréia viral bovina (BVDV) em amostras de tanques de leite de rebanhos do Rio Grande do Sul

Autores

  • Larissa Picada Brum Aluno de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária. Universidade Federal de Santa Maria (PPGMV/UFSM).
  • Valter Leonardo de Quadros Aluno de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária. Universidade Federal de Santa Maria (PPGMV/UFSM).
  • Eduardo Furtado Flores Professor Adjunto. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) e Departamento de Microbiologia e Parasitologia, UFSM. Bolsista do CNPq (520758/96-0). DMVP/CCR/UFSM, CEP 97105-900. Santa Maria, RS.
  • Rudi Weiblen Professor Titular. Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP/UFSM). Bolsita do CNPq (520161/97-1).
  • Charles Fernando Capinos Scherer Médico Veterinário, MSc. Atual endereço: Plum Island Animal Disease Center/PIADC/USDA. Greenport, NY, USA.
  • Luiz Carlos Kreutz Professor Adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Passo Fundo, UPF. Passo Fundo, RS.
  • João Walter Dürr Professor Adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Passo Fundo, UPF. Passo Fundo, RS.
  • Marcelo de Lima Aluno de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária. Universidade Federal de Santa Maria (PPGMV/UFSM).
  • Ketty Cristina Mazzutti Estudante do Curso de Medicina Veterinária, UFSM. Bolsista de Iniciação Científica, PIBIC. CNPq .
  • Kleitton Adolfo Pan Estudante do Curso de Medicina Veterinária, UFSM. Bolsista de Iniciação Científica, PIBIC. CNPq .

Palavras-chave:

vírus da diarréia viral bovina, BVDV, diagnóstico, leite, anticorpos, ELISA

Resumo

Uma técnica de soro-neutralização rápida (SNR), anteriormente adaptada para a detecção de anticorpos contra o vírus dadiarréia viral bovina (BVDV) no leite foi utilizada para a pesquisa de anticorpos anti-BVDV em amostras de recipientes coletivosde leite de propriedades leiteiras no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a SNR foi comparada com um teste comercial do tipoELISA, na pesquisa de anticorpos em amostras de leite de 430 vacas de status sorológico conhecido. Das 430 amostrastestadas, as duas técnicas concordaram em 368 (85,6%), sendo 266 positivas (61,9%) e 102 negativas (23,8%). Comparando-se com os resultados do ELISA, a SNR apresentou uma sensibilidade de 90,8%, especificidade de 74,4% e precisão de85,5%. O grau de concordância (k) foi de 0,65, que significa uma boa associação entre as técnicas. A técnica de SNR foi entãoutilizada para testar amostras de recipientes coletivos de leite de 11.711 rebanhos do estado do Rio Grande do Sul. Anticorposcontra o BVDV foram detectados no leite de 1.028 rebanhos (8,8%), sendo que 180 propriedades (1,5% do total) apresentaramtítulos altos (³80) de anticorpos no leite, sugerindo possuírem infecção ativa. Esses resultados demonstraram que a técnica deSNR é adequada para a detecção de anticorpos anti-BVDV no leite e pode ser utilizada em triagens para a identificação derebanhos positivos para o BVDV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-01-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva