Punção folicular guiada por ultra-sonografia em éguas tratadas com FSH no estroma ovariano: avaliação da taxa de recuperação dos ovócitos

Autores

  • Sergio Aguiar de Barros Vianna Médico-veterinário, professor doutor do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCTA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) – Av. Alberto Lamego,2000 Bairro: Horto – Campos dos Goytacazes – RJ Cep:28015-620
  • José Frederico Straggiotti Silva Médico-veterinário, professor doutor do laboratório de Melhoramento Genético Animal(LMGA) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCTA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Reginaldo da Silva Fontes Médico-veterinário, professor doutor do laboratório de Melhoramento Genético Animal(LMGA) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCTA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Palavras-chave:

punção folicular, ultra-som, tratamento intra-folicular, éguas, FSH

Resumo

Um dos maiores problemas observados na eqüinotecnia se refere à otimização no número e precocidade de descendentesque uma égua pode produzir durante sua vida reprodutiva. A transferência de embriões em eqüinos associada às modernastécnicas de reprodução tais como: inseminação artificial com sêmen congelado, congelamento de embriões, punção deovócitos in vivo e fertilização in vitro, possui grande potencial e aplicação prática para redução do intervalo entre gerações deeqüinos com pedigree de alto valor genético, além de permitir a multiplicação e conservação de espécies ameaçadas deextinção. Diante desta premissa, no intuito de contribuir com os estudos nesta área, utilizou-se neste experimento a técnica depunção folicular com uso de uma guia de biópsia e monitoramento ultra-sonográfico. Foi inoculado no estroma ovariano emum grupo de éguas (n=10), 3 mg armour de hormônio folículo estimulante (FSH- 1,5 ml de Folltropin), e no grupo controle(n=10) 1,5 ml de solução salina. Após 24 horas os folículos ³ 15 mm foram puncionados in vitro, obtendo-se um incremento nataxa de recuperação ovocitária significativo para os ovários tratados com FSH (36,36%) quando comparados com os ováriostratados com solução salina (10,52%). A técnica foi reproduzida in vivo e os resultados não foram os mesmos. Acredita-se queo aprimoramento da técnica com relação à realização de lavagens e o incremento de outras substâncias seja o ponto deviabilização para a obtenção de resultados similares in vivo e in vitro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-01-30

Edição

Seção

Reprodução Animal