Homeopatia e dermatoses por lambedura: estudo clínico

Autores

  • Ana Regina Torro Faculdade de Ciências da Saúde – Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos. Endereço para correspondência: Ana Regina Torro. Alameda Conde de Porto Alegre, 1108. SCS. SP. CEP 09561-000.
  • Carlos Eduardo Larsson Departamento de Clínica médica, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo.
  • Leoni Villano Bonamin Laboratório de Patologia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista. Faculdade de Ciências da Saúde - Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos. Laboratório de Patologia Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Santo Amaro.

Palavras-chave:

dermatose por lambedura, homeopatia, cães, gatos

Resumo

Foi realizado estudo clínico do atendimento de 56 cães e 21 gatos com diagnóstico de dermatose por lambedura, tratadoshomeopaticamente, no período de 1995 a 1999, no Serviço de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da FMVZ -USP, a fim de se caracterizar o perfil psicossomático destes animais. A caracterização epidemiológica e comportamentalrevelou como principais características o porte dos cães (a maioria acima de vinte quilos), e a intensa necessidade decompanhia humana e de afagos. Ao contrário do disposto na literatura, a limitação de espaço não foi uma variável significativana ocorrência da doença. Houve sucesso com o protocolo terapêutico homeopático adotado, pois se obteve total cicatrizaçãoe recobrimento piloso completo das áreas lesadas em 74% dos caninos e 89% dos felinos. Os medicamentos homeopáticosprescritos com maior freqüência foram Pulsatilla e Lachesis para os cães e Arsenicum e Phosphorus para os gatos, de acordocom as características avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-09-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica