Um total de 423 cavidades orais de equinos sem raça específica e com idade média de 9,4 anos foram avaliadas através de inspeção post-mortem em abatedouro da cidade de Araguari, Estado de Minas Gerais com o objetivo de verificar a prevalência de 20 alterações oro-dentais predeterminadas baseando-se na literatura especializada consultada. Dos equídeos avaliados 99% foram identificados como portadores de desordens oro-dentais. A desordem mais prevalente foram as pontas excessivas de esmalte dentário, com 355 ocorrências, a palatite em 280 animais e lesões na mucosa jugal presentes em 135 cavidades orais. Tais números corroboram a importância desse tipo de lesões para os equídeos de uma forma geral, sendo necessários mais estudos com o objetivo de determinar o impacto dessas alterações em animais vivos.
Downloads
Biografia do Autor
Felipe Berbari Neto, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor Adjunto I do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre. Atualmente é Prof. Adjunto II da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Agrárias - Alegre, ES.
Paulo Roberto da Cruz Reibolt, Universidade do Grande Rio
Domingos Cachineiro Rodrigues Dias, Universidade Federal da Bahia
Professor Assistente II do Departamento de Anatomia, Patologia e Clínicas da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia nas áreas de Semiologia, Clínica Médica e Terapêutica de Equinos.
Cinthya Dessaune Neves, Faculdade de Castelo
Professora das disciplinas de Anestesiologia e Técnicas Operatórias, Farmacologia Animal e Clínica Cirúrgica Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária de Castelo e Biofísica na UNES.
Eduardo Mitke Brandão Reis, Universidade Federal do Acre
Gabriel de Faria Pereira, Universidade do Grande Rio
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Grande Rio (2007), Especialização em Segurança Alimentar pela Universidade do Grande Rio (2009). Tem experiência na área de Ciência, Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, com ênfase em Tecnologia de Carnes e derivados, Bem Estar de animais de abate e Segurança Alimentar.