Complexo teniose-cisticercose: ocorrência em abatedouro de bovinos e conhecimento de estudantes do ensino médio e consumidores no Estado de São Paulo, Brasil

Autores

  • Karina Paes Bürger Profa. Assistente Doutora, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.
  • Pedro Luiz Torres Buzza Médico Veterinário Autônomo
  • Edmur Buzza Neto Médico Veterinário Autônomo
  • Leonardo Ribeiro dos Santos Médico Veterinário Autônomo
  • Gabriel Augusto Marques Rossi Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus Jaboticabal, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Jaboticabal, São Paulo, Brasil.
  • Ana Maria Centola Vidal Martins Universidade de São Paulo, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), Departamento de Medicina Veterinária, Pirassununga, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

Inspeção Sanitária de Alimentos, Saúde Pública, Taenia saginata, Taenia solium, Zoonoses

Resumo

O complexo teniose-cisticercose bovina é considerado uma zoonose de grande impacto em saúde pública e animal, que acarreta em importantes perdas econômicas decorrentes da condenação de vísceras e carcaças durante o abate desses animais. O presente trabalho objetivou realizar o diagnóstico de situação do complexo teniose-cisticercose na Região Central do Estado de São Paulo através da determinação da ocorrência da enfermidade em um abatedouro, e também pela avaliação do perfil dos consumidores e do conhecimento de alunos do ensino médio sobre a epidemiologia do complexo teniose-cisticercose. Quanto á ocorrência de cisticercose na região observou-se a frequência de 3,06% entre os 1.667 bovinos abatidos. Quanto aos consumidores entrevistados, observou-se grande desconhecimento sobre a enfermidade, e também sobre os perigos oriundos do consumo de alimentos de origem desconhecida ou indevidamente preparados. O mesmo desconhecimento foi observado através da aplicação dos questionários aos estudantes. Conclui-se que a região carece de medidas efetivas para o controle da enfermidade, principalmente no tocante à educação da população sobre a importância da enfermidade, seus aspectos epidemiológicos e métodos de prevenção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-12

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva