Taxa de prenhez em vacas de leite após uso de protocolos hormonais de inseminação artificial em tempo fixo

Autores

  • Ítalo Câmara Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tiago Botelho Gomes Veterinário autônomo.
  • Mateus Moreira Pinho Veterinário autônomo.
  • João Gomes Siqueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Larissa Marchiori Sena Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Augusto Alencar Fontes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

biotécnicas reprodutivas, eficiência reprodutiva, inseminação artificial, reprodução animal, vacas mestiças

Resumo

O presente estudo objetivou comparar a eficiência e o custo de três protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), em vacas leiteiras, criadas em sistema extensivo de produção nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Foram utilizadas 162 vacas mestiças Bos taurus taurus x Bos taurus indicus, hígidas, avaliadas previamente por exame de ultrassonografia. Foi utilizado sêmen comercial de diferentes touros devidamente testados nas centrais de inseminação. As vacas receberam implantes intravaginais de progesterona e foram submetidas aos protocolos: BE (n = 108) - benzoato de estradiol; GnRH (n = 22) - benzoato de estradiol e hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH); e eCG (n= 32) - benzoato de estradiol, GnRH e gonadotrofina coriônica equina (eCG). Decorridos 45 dias da IATF foi realizado exame de ultrassonografia para a detecção da gestação. Os dados foram analisados por meio do teste de qui-quadrado. As vacas submetidas aos protocolos BE, GnRH e eCG obtiveram os índices de prenhez 42,6%, 45,5% e 68,8% respectivamente. O protocolo que apresentou menor custo econômico foi o BE, seguido do eCG e por último o GnRH. O uso da IATF na região pode ser alternativa viável para incrementar os índices reprodutivos em rebanhos bovinos, sobretudo com uso de protocolos hormonais que tenham em sua composição a eCG que, segundo o presente estudo, apresentaram índices de prenhes satisfatórios e custo econômico mediano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Câmara Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2013). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Tem experiência em reprodução de bovinos.

Tiago Botelho Gomes, Veterinário autônomo.

Formou-se no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, recebendo o certificado de técnico em agropecuária em 2005. Formou-se em 2011 no curso de medicina veterinária na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Iniciou em 2011 no mestrado no programa de pós-graduação em ciência animal da Universidade Estadual, na área de biotecnologia da reprodução em bovinos. Possui experiência na implantação de programas de IATF em propriedades leiteiras da região do Norte e Noroeste Fluminense, diagnóstico de gestação, avaliação ginecológica com ultrassom em bovinos e manejo reprodutivo.

Mateus Moreira Pinho, Veterinário autônomo.

MATEUS MOREIRA DE PINHO, GRADUANDO EM MEDICINA VETERINÁRIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF, CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA.

João Gomes Siqueira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998). É Médico Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2002, com doutorado (2006) em Ciência Animal. Tem experiência na área de reprodução e melhoramento genético de bovinos. Atualmente desenvolve experimentos na área de melhoramento genético de ruminantes e avaliação da composição corporal e nutrição de bovinos. Tem experiência na orientação de estudantes de IC, na área de Zootecnia e Veterinária, nos temas: reprodução animal, biotécnicas reprodutivas, nutrição e qualidade de carne. Tem experiência acadêmica (ministra aulas de Biotécnicas da reprodução e Bovinocultura de Corte).

Larissa Marchiori Sena, Universidade Federal do Espírito Santo

Médica Veterinária pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), Mestranda do programa de ciências veterinárias da Universidade Federal do Espírito Santo, linha de pesquisa em nutrição e reprodução animal, com ênfase na área de fisiopatologias, obstetrícia e biotecnologias da reprodução de animais de produção.

Carlos Augusto Alencar Fontes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1966), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1974) e doutorado em Animal Science - University of Florida (1985). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem ampla experiência na orientação de estudantes de IC, Mestrado e Doutorado, na área de Zootecnia, com ênfase em bovinos de corte, nos temas: nutrição, composição corporal, exigências nutricionais, produção animal, digestibilidade e sistemas de alimentação. Tem longa experiência na administração acadêmica (chefia de departamento, coordenação de graduação, coordenação de pós graduação, Pró Reitor Acadêmico, avaliação docente).

Downloads

Publicado

2016-09-26

Edição

Seção

Reprodução Animal