Metodologia de abate de girinos de rã-touro para obtenção de filés de cauda e subprodutos não comestíveis

Autores

  • Andre Muniz Afonso Universidade Federal do Paraná
  • Pâmela Carvalho Almeida Universidade Federal Fluminense Faculdade de Veterinária
  • Sântila Antunes Cardoso Bravo Universidade Federal Fluminense Faculdade de Veterinária
  • Jasmim Valéria Arcanjo Araújo Universidade Federal Fluminense Faculdade de Veterinária
  • Eliane Teixeira Mársico Universidade Federal Fluminense Faculdade de Veterinária Departamento de Tecnologia dos Alimentos (MTA)
  • Carlos Adam Conte-Júnior Universidade Federal Fluminense Faculdade de Veterinária Departamento de Tecnologia dos Alimentos (MTA)
  • Mônica Queiros Freitas Universidade Federal Fluminense Faculdade de Veterinária Departamento de Tecnologia dos Alimentos (MTA))
  • Sergio Borges Mano Universidade Federal Fluminense Faculdade de Veterinária Departamento de Tecnologia dos Alimentos (MTA)

Palavras-chave:

Exotic meats, Frog meat, Lithobates catesbeianus, Slaughter technology, Tail fillet

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi estabelecer uma metodologia para abate de girinos, com foco na obtenção de filés de cauda para a produção de alimentos e da parte não comestível para a fabricação de farinha animal. As operações de abate foram realizadas em planta industrial sob inspeção sanitária oficial. Um total de 1.600 girinos pesando 13,55±6,67g foram submetidos a um jejum de 24 horas e em seguida coletados e transportados até a planta industrial, onde foram transferidos para caixas plásticas para depuração. As etapas tecnológicas de abate foram pré-insensibilização, lavagem, inspeção, decapitação e corte de cauda, produção dos filés de cauda, lavagem, embalagem da cauda e da parte não comestível, selagem, pré-resfriamento, congelamento rápido, estocagem e distribuição. O rendimento da parte não comestível foi de 73,49±5,51% em relação ao peso total, enquanto que o rendimento dos filés de cauda representou 26,51±5,51% do peso total. O método desenvolvido mostrou-se eficaz para a obtenção dos produtos propostos, com bom rendimento percentual para ambas matrizes obtidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Muniz Afonso, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Setor Palotina

Departamento de Zootecnia

Processamento do Pescado e Ranicultura

Downloads

Publicado

2016-09-26

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal