Uso de crioprecipitado em cão com hemorragia aguda: relato de caso

Autores

  • Ludmila Rodrigues Moroz Universidade Metropolitana de Santos
  • Claudia Medina de Oliveira Médica Veterinária autônoma, São Pailo-SP, Brasil.
  • Fabio Hosoi Rezende Médico Veterinário autônomo, Sào Paulo-SP, Brasil.
  • Denise Tabacchi Fantoni Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

canina, medicina transfusional, hemoterapia, hemocomponentes, distúrbios de coagulação, hemostasia.

Resumo

Relata-se o caso do uso de crioprecipitado em um paciente canino, Yorkshire Terrier, que apresentou sangramento agudo intensodurante procedimento de artroplastia. No momento do distúrbio hemorrágico o paciente possuía valores de tromboplastina parcialativada (TTPA) acima de 240 segundos, e de tempo de protrombina (TP) de 14,9 segundos. Optou-se pelo uso de hemocomponentesplasmáticos a fim de corrigir os distúrbios hemorrágicos, e uma vez que o paciente possuía peso reduzido (4,8kg), foi decididopela transfusão de uma unidade de crioprecipitado (20 mL), de forma rápida (20 minutos), ainda no trans-operatório. Os valores deTTPA e TP pós-transfusionais foram de 45,5 e 10,2 segundos, respectivamente, com rápido controle do sangramento. No retornoapós 13 dias os valores de TTPA e TP estavam dentro dos valores de normalidade para a espécie. Conclui-se que o crioprecipitadoofereceu os fatores de coagulação necessários para correção do distúrbio hemorrágico, controlando o sangramento e melhorandoos valores de TTPA e TP. Por conter alta concentração de fatores de coagulação e volume reduzido, o crioprecipitado pode ser umaboa escolha para pacientes com coagulopatias secundárias, especialmente em animais de pequeno porte. A eficácia na terapiatransfusional direcionada com o uso racional do melhor hemocomponente para o caso ilustra a necessidade de conhecimentodos diferentes hemocomponentes e estudo individual dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Rodrigues Moroz, Universidade Metropolitana de Santos

Doutoranda do Programa de Clínica Cirúrgica (VCI) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Professora do Departamento de Patologia da Universidade Metropolitana de Santos, SP, Brasil

Denise Tabacchi Fantoni, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Cirurgia Animal (VCI) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), São Paulo-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica