Anatomia óssea e muscular do antebraço e mão de Chrysocyon brachyurus (carnivora, canidae)

Autores/as

  • Saulo Gonçalves Pereira UFU
  • Daniela Cristina Silva Borges UFU FCJP
  • Eva Mendes Monteiro FPM UFU
  • Sandra Regina Afonso Cardoso FPM
  • Adriele Laurinda Silva FPM UFU
  • André Luiz Quagliatto Santos UFU

Palabras clave:

lobo-guará, morfologia, miologia, osteologia, carnívoro selvagem

Resumen

O lobo-guará Chrysocyon brachyurus Illiger, 1815, é o maior canídeo da América do Sul, pesa cerca de 25 kg quando adulto e está ameaçado de extinção. Descrições anatômicas contribuem para a complementação das informações sobre espécies silvestres e para implicações conservacionistas, clínicas e cirúrgicas. Objetivou-se descrever os ossos e os músculos do antebraço e mão do lobo-guará. A preparação das peças foi feita a partir dos métodos usuais de dissecação, em animais preservados em solução de formol a 10%. Os espécimes pertencem ao acervo didático do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da UFU e são provenientes de indivíduos atropelados. Os ossos descritos foram: rádio, ulna, ossos cárpico acessório, cárpico ulnar e cárpico intermédio; ossos cárpicos I, II, III e IV; ossos metacárpicos I, II, III, IV, V; falanges proximais, falanges médias e falanges distais do primeiro ao quinto dedo. Os músculos observados foram: extensor radial do carpo; pronador redondo; braquiorradial; extensor comum dos dedos; extensor ulnar do carpo; extensor lateral dos dedos; supinador; abdutor longo do dedo I; flexor radial do carpo; flexor profundo dos dedos; flexor superficial dos dedos; flexor ulnar do carpo; pronador quadrado; interflexor; lumbricais; abdutor curto dos dedos I e II e flexor curto do dedo I. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Gonçalves Pereira, UFU

É graduado em Ciências Biológicas Bacharel/Licenciatura - Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - UEMG), Doutor em Saúde Animal no programa de Ciências Veterinárias (morfologia) da UFU; Mestre em Ciências Veterinárias na área de concentração - Saúde Animal (UFU) . Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela (FPM), especialista em Gestão Ambiental (CRBio 04). É Consultor Ambiental, Professor Universitário (graduação e pós-graduação) e educação básica. Tem experiência na área de Morfologia e Ecologia (ênfase em Tapirídeos (antas) e Lobo-guará), Gestão Ambiental, além de experiência na área da Educação e Docência. Integra o LAPAS - UFU

Daniela Cristina Silva Borges, UFU FCJP

Graduada em Ciências Biológicas Bacharel/Licenciatura, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) . Pós-graduada em Didática e Docência do ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas(2009). Mestra em Ciências Veterinárias na área de concentração - Saúde Animal pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e Doutora em Ciências Veterinárias na linha de pesquisa Saúde Animal ( Morfologia de Animais Silvestres) pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Cidade de João Pinheiro. Professora e Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Cidade de João Pinheiro. Tem experiência na área de Zoologia, Morfologia e Evolução.

Eva Mendes Monteiro, FPM UFU

Possui graduação em Biomedicina e especialização em Análises Clínicas pela Associação Educacional de Patos de Minas (FPM), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora da Faculdade Cidade de Patos de Minas. Desenvolve pesquisas na área de Avaliação de Biomarcadores Salivares para fins de Diagnóstico do Câncer de Próstata.

Sandra Regina Afonso Cardoso, FPM

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), Mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Pós-doutorado em Biofísica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora Adjunto da graduação e pós graduação da Faculdade Patos de Minas (FPM). Tem experiência na área de diagnóstico (parasitológico, imunológico e molecular) e profilaxia (vacinas) das leishmanioses. Atua também no estudo de novos fitoterápicos utilizando extratos vegetais da flora brasileira. É supervisora de estágio na área de Parasitologia/coproscopia; membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana (CEP/FPM); Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/FPM) e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Patos de Minas.

Adriele Laurinda Silva, FPM UFU

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário de Patos de Minas. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Manipulação Magistral Alopática. Atualmente, ministra as disciplinas de Biofísica, Farmacologia, Citologia, Histologia e Embriologia (CHE) e Farmácia Clínica na Faculdade Patos de Minas (FPM) nos cursos de graduação em Farmácia, Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Biomedicina. Supervisiona estágios voltados à atividades assistenciais e clínicas do farmacêutico no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD-FHEMIG). Desenvolve pesquisas na área de Diagnóstico Salivar de doenças crônicas pela UFU e em parceria com a FPM. Linhas de pesquisa: Farmácia Clínica; Fisiopatologia e Farmacologia de Doenças Crônicas; Diagnóstico e nanobiotecnologia salivar de Doenças Crônicas e Assistência Farmacêutica Hospitalar. Membro titular do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Faculdade Patos de Minas.

André Luiz Quagliatto Santos, UFU

Médico veterinario 

Professor Dr. UFU

##submission.downloads##

Publicado

2020-03-03

Número

Sección

Clínica Médica e Cirúrgica