Alterações patológicas causadas por nematóides parasitas de jararaca (Bothrops jararaca Wied, 1824) criadas em cativeiro
Autores
Dalton Garcia de Mattos Junior
Professor do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
Rua Dr. Vital Brazil Filho, 64, Niterói, RJ, – CEP 24230-340.
Eduardo C. Nogueira Rubião
Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – Área de Clínica Médica da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal
Fluminense, Niterói, RJ.
Rogério Tortelly
Professor do Departamento de Patologia do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.
Eliana de Fátima Marques de Mesquita
Professor do Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.
Rodrigo Caldas Menezes
Médico-veterinário do CECAL-FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ.
Dezesseis exemplares de serpentes, denominadas vulgarmente jararacas (Bothrops jararaca), criadas em serpentário doInstituto Vital Brazil, Niterói, RJ, foram estudadas a fim de atestar a presença de parasitas nematóides. Lesões macroscópicase microscópicas associadas dos órgãos parasitados foram observadas através de necropsia. Os nematóides Ophidascaris(Ascarididae), Kalicephalus (Diaphanocephalidae) e Rhabdias (Rhabdiasidae) foram encontrados em 14 (87,5%) exemplarese a prevalências foi de 35,7%, 35,7% e 50% para Ophidascaris, Kalicephalus e Rhabdias respectivamente. Ophidascaristravassoi Vaz, 1935, Kalicephalus costatus costatus Rud, 1819 e Rhabdias labiata Pereira, 1927 foram identificados. As lesõesmacroscópicas e microscópicas associadas causadas pelo Ophidascaris e Rhabdias foram os mais importantes achados denecropsias nestes hospedeiros.