O ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO

Authors

  • Paula da Silva Lopes UFRJ
  • Pedro Cosentino Delvizio UFRJ

Abstract

O presente estudo demonstra a importância da inserção da disciplina de Teoria da Contabilidade como formadora basilar no processo de ensino da graduação de ensino superior de Ciências Contábeis. Para isso objetiva-se analisar como a disciplina de Teoria da Contabilidade está inserida na grade do curso de Ciências Contábeis em quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro: UFRJ, UERJ, UFF e UFRRJ. Para tanto, procede-se uma pesquisa bibliográfica e pela busca das grades curriculares recentes das referidas universidades, a fim de analisar se há oferta da disciplina de Teoria da Contabilidade e como ela é ofertada. Desse modo, observa-se que as quatro universidades tiveram mudanças recentes em suas grades curriculares, sendo que apenas a UFF não ofertava a disciplina até então, o que permite concluir que as quatro universidades entendem a importância da disciplina na formação do profissional contábil, além de observamos pontos em comum nos estudos da disciplina, como por exemplo, Evolução da Contabilidade, Objetivos da Contabilidade, Princípios e normas contábeis, Estrutura conceitual da contabilidade, Avaliação de ativos e passivos. Em relação ao professores, pode-se perceber alguns pontos em comum quanto a abordagem da disciplina, como a necessidade de haver uma disciplina de Teoria da Contabilidade separada das demais, porém ligando os pontos entre as disciplinas. Os professores acreditam que essa disciplina é a base para o pensamento e julgamento crítico no processo de formação do contador. Por fim, todos fariam algum tipo de alteração na ementa curricular.

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Published

2019-06-05