O ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO

Autori

  • Paula da Silva Lopes UFRJ
  • Pedro Cosentino Delvizio UFRJ

Abstract

O presente estudo demonstra a importância da inserção da disciplina de Teoria da Contabilidade como formadora basilar no processo de ensino da graduação de ensino superior de Ciências Contábeis. Para isso objetiva-se analisar como a disciplina de Teoria da Contabilidade está inserida na grade do curso de Ciências Contábeis em quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro: UFRJ, UERJ, UFF e UFRRJ. Para tanto, procede-se uma pesquisa bibliográfica e pela busca das grades curriculares recentes das referidas universidades, a fim de analisar se há oferta da disciplina de Teoria da Contabilidade e como ela é ofertada. Desse modo, observa-se que as quatro universidades tiveram mudanças recentes em suas grades curriculares, sendo que apenas a UFF não ofertava a disciplina até então, o que permite concluir que as quatro universidades entendem a importância da disciplina na formação do profissional contábil, além de observamos pontos em comum nos estudos da disciplina, como por exemplo, Evolução da Contabilidade, Objetivos da Contabilidade, Princípios e normas contábeis, Estrutura conceitual da contabilidade, Avaliação de ativos e passivos. Em relação ao professores, pode-se perceber alguns pontos em comum quanto a abordagem da disciplina, como a necessidade de haver uma disciplina de Teoria da Contabilidade separada das demais, porém ligando os pontos entre as disciplinas. Os professores acreditam que essa disciplina é a base para o pensamento e julgamento crítico no processo de formação do contador. Por fim, todos fariam algum tipo de alteração na ementa curricular.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AYRES, R. M.; COSTA, R. S. L. F.; SZUSTER, N. Estrutura Conceitual: Uma análise das Cartas-Comentários referentes as propostas do IASB para Reconhecimento e Desreconhecimento Contábil. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 23-31, set./dez. 2016.

BRASIL. Resolução 03/1992 de 05 de outubro de 1992.

BRASIL. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004.

CAMPOS, L. C.; MACHADO, T. R. B.; RECH, I. J. O ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO E EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL. Anais do I congresso UFU de contabilidade, 2015.

CARDOSO, J. L; SOUZA, M. A.; ALMEIDA, L. B. PERFIL DO CONTADOR NA ATUALIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 3, n 3, p. 275-284, setembro/dezembro 2006.

FAHL, A. C.; MANHANI, L. P. S. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerenciais v.10, n.12, 2006.

FERREIRA, E. F. R. V. Teoria da Contabilidade: uma disciplina específica ou conhecimentos que deveriam estar integrados em outras disciplinas? RBC n.º 202, páginas 31-44, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2016

HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F. Teoria da contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2009

IUDÍCIBUS, S; MARTINS, E.; CARVALHO, N. Contabilidade: aspectos relevantes da epopeia de sua evolução. Revista de contabilidade e finanças. vol. 16, n. 38, São Paulo, 2005.

MADEIRA, G. J.; MENDONÇA, K. F. C.; ABREU, S. M. A disciplina teoria da contabilidade nos exames de suficiência e provão. Contabilidade Vista e Revista, Ed. Especial, p. 103-122, 2003.

MARION, J. C. A disciplina da teoria da contabilidade nos cursos de graduação – algumas considerações. Contabilidade Vista e Revista, v. 8, n. 2, p. 3-8, 1997.

MARTINS, A. C. P. ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DA DESCOBERTA AOS DIAS ATUAIS. Ata Cirúrgica Brasileira - Vol 17 (Suplemento 3) 2002.

OLIVEIRA, A. B. S. Métodos de Pesquisa Contábil. São Paulo: Atlas, 2011.

ROMANOWSKI, L. R.; PINTO, N. B. OS PRIMEIROS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: Revista Intersaberes, vol. 9, n. especial, p. 499-515, jul.- dez. 2014.

SACRAMENTO, C. O. J. O Ensino de Teoria da Contabilidade no Brasil. Caderno de Estudos, São Paulo, FIPECAFI, v.10, n.18, maio/agosto 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-06-05