GUIA PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS

 Guia para proponentes de dossiês temáticos.


Os(as) professores(as) que desejarem propor dossiês temáticos para a Revista Estudos Políticos devem se ater a essas regras:


1 – Número de componentes e titulação:

O número mínimo de proponentes deve ser de 2 e o número máximo 4.

No caso de serem dois proponentes a titulação mínima exigida é que um(a) seja doutor(a) e o(a) outro(a) ao menos doutorando(a). No caso de 3 serem proponentes, é preciso que 2 sejam doutores(as) e o(a) terceiro(a) pelo menos doutorando(a). No caso de 4 proponentes, metade deve ser doutor(a) e a outra metade ao menos doutorando(a).


2- Eixos temáticos:

É preciso que o dossiê seja coerente com a linha editorial da Revista Estudos Políticos. “A Revista de Estudos Políticos é uma publicação digital semestral com abordagem interdisciplinar que privilegia a área de Ciência Política, tendo como áreas correlatas às Ciências Sociais, a História, o Direito e a Filosofia”.


3 – Deveres dos proponentes:

I - Os acadêmicos interessados em propor um dossiê à Revista devem:

a) Enviar e-mail com a proposta com mínimo de 2 e máximo de 5 laudas explicando a relevância do tema; porquê esse se adequa a REP; como pretendem realizar a divulgação do mesmo; organograma do projeto (quanto tempo terá de divulgação, busca de pareceristas, resposta dos mesmos, revisão e entrega do dossiê para a revista);

b) Anexar currículo lattes (pdf) atualizado dos proponentes;

c) Uma vez aceito o dossiê pela REP, os proponentes deverão: empenhar-se na divulgação do mesmo; angariar no mínimo 4 trabalhos aceitos (após passarem por revisão por pares cega) para compor o dossiê; preencher o excel enviado pela REP aos proponentes para elucidar quais foram os pareceristas de cada artigo e mostrar quantos foram aceitos e recusados.

d) Caso recebam artigos em seus e-mails pessoais, solicitar aos autores que cadastrem os mesmos no sistema OJS no site da Revista Estudos Políticos. Isso garante maior confidencialidade e transparência no processo de avaliação.

e) Os professores proponentes irão primeiramente avaliar os artigos (os editores irão lhes enviar todos assim que o prazo de recebimento dos artigos se extinguir) e farão a primeira triagem sobre o que deverá seguir para a avaliação duplamente cega de pareceristas e os que deverão ser imediatamente recusados.

f) Os proponentes serão responsáveis por fazer com que os pareceristas se cadastrem no sistema OJS da REP. Poderão lhes indicar isso por e-mail e/ou enviar aos editores os nomes e e-mails dos pareceristas para cada artigo, assim os editores poderão cadastrá-los na plataforma de maneira remota.

g) Depois de revisados pelos pares (de forma cega) caso os artigos tenham 2 pareceres “aceito” serão aceitos. Caso os pareceristas discordem, será necessário que os proponentes façam outras sugestões de 2 novos pareceristas por artigo. Quando todos os artigos forem avaliados e houver consenso entre os pareceristas, os artigos estarão prontos para que a REP faça a revisão textual, editoração e publicação do dossiê


4- Dos deveres da Revista Estudos Políticos com os organizadores de Dossiês.

A Revista Estudos Políticos na figura de seus editores se comprometerá a:

a) Manter contato com os organizadores de forma regular e auxiliá-los na divulgação dos dossiês por meio das redes sociais da revista (Facebook e Twitter) e de seu mailing;

b) Receber os artigos e passá-los no software antiplágio para garantir o ineditismo e excelência do dossiê e do periódico;

c) Enviar todos os artigos recebidos para os organizadores. Isso fará com que eles realizem a primeira triagem sobre quais artigos merecem ser avaliados por pares de forma cega e quais devem ser imediatamente recusados. 

d) Enviar aos organizadores o modelo excel para auxiliá-los a preencherem quais foram os artigos recebidos, quais os pareceristas de cada artigo, quantos foram recusados etc. A revista também irá preencher o excel do dossiê, mas enviá-los aos organizadores é uma maneira de garantir transparência e duplo controle para ajudá-los.

e) Realizar a comunicação com os autores dos artigos através da plataforma OJS da revista. Indicando aos mesmos se seus artigos foram aceitos, aceitos mediante modificações ou recusados.

f) Revisar o excel e os artigos prontos. Realizar a revisão textual, o editoração e a publicação dos artigos aceitos. 

g) Fazer certificados para os pareceristas e organizadores do dossiê e distribuí-los.

h) Publicar o dossiê no prazo máximo de 1 ano do recebimento do mesmo.


Observação: quaisquer questões que não estejam elucidadas neste documento devem ser deliberadas entre os proponentes e os editores da Revista Estudos Políticos.


           

Cesar Louis Cunha Kiraly                    -                       Tamires Maria Alves


Editores da Revista Estudos Políticos