Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Abril é o periódico do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA UFF. Busca ser um veículo de divulgação nacional e internacional de estudos, resenhas, sobre obras literárias produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe), de forma específica ou em abordagens comparatistas. Visa também a apresentação, através desses estudos, de pesquisas contemporâneas sobre essas literaturas a partir de temas teóricos-criticos fundamentais para sua compreensão.

 

Políticas de Seção

Artigos

Estudos de divulgação nacional e internacional sobre obras literárias produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe), de forma específica ou em abordagens comparatistas. Divulgação de pesquisas recentes  sobre essas literaturas a partir de temas teóricos-criticos fundamentais para sua compreensão.

Editores
  • Ida Alves
  • Ida Alves
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Entrevista com escritores, teóricos ou figuras de relevância para a literatura produzida em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe). Entrevistador e entrevistado devem ser devidamente identificados em uma biografia resumida de 05 a 10 linhas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas de obras literárias ou teórico-críticas recentes (dos últimos dois anos em relação ao número da Abril em chamada aberta) produzidas em  Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe). As resenhas devem conter a referência completa da obra resenhada, com imagem da capa do livro resenhado.

Editores
  • Ida Alves
  • Ida Alves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são encaminhados, em caráter duplo-cego, a dois pareceristas do Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, especialistas na área ou tema dos estudos, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final. Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes quesitos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.

 

Periodicidade

A Revista Abril publica um volume por ano e dois números por volume, com publicações previstas para junho e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...