A dualidade alegórica da catástrofe em ‘O quase fim do mundo’, do escritor angolano Pepetela

Autores

  • Maria Geralda Miranda Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)
  • Reis Friede Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)
  • Katia Avelar Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29854

Palavras-chave:

Pepetela, alegoria, catástrofe, dualidade, recomeço.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo o romance O quase fim do mundo, do escritor angolano Pepetela.  Obra impactante que relata a situação vivenciada por um pequeno grupo de sobreviventes de uma catástrofe mundial, provocada pelo lançamento de raios de uma arma de destruição em massa, criada por fanáticos da intolerância. O estudo parte do conceito de alegoria, do modo como Walter Benjamin a concebe, para, em seguida, situar as representações dos personagens, do tempo e do espaço, na estrutura romanesca. A feição simbólica da catástrofe será debatida, a partir de uma visão dual, tendo em vista que toda ruína engendra um novo começo. Os sobreviventes tiveram que primeiro tentar entender os sentidos do desastre para, depois, começarem a reestruturar suas vidas em outras bases.  A relação dos personagens-sobreviventes com os bens de consumo: dinheiro, jóias, roupas, carros, aviões, mereceu também a nossa atenção, porque os “valores de uso e de troca” de produtos são totalmente alterados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geralda Miranda, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Possui graduação em Letras Vernáculas e em Comunicação Social (Jornalismo). Especialização em Literaturas Vernáculas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Literatura Comparada com ênfase nos estudos culturais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorado em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais, também pela UFF. Pós-doutorado em Estudos de Literatura ligados. É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, onde também é pesquisadora e professora titular. Coordena o Projeto "Implicações do Ambiente no processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos sobre escolas Públicas do Complexo do Alemão, na Cidade do Rio de Janeiro". vinculado ao Programa Observatório da Educação da CAPES - OBEDUC/CAPES. Desenvolve estudos no âmbito das Ciências Ambientais, com foco em Educação ambiental e na relação entre educação, cultura, trabalho e desenvolvimento. Estuda gestão escolar e elabora metodologias visando à aplicação em Educação Ambiental. Faz pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Reis Friede, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Santa Úrsula (1991), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), graduação em Administração - Faculdades Integradas Cândido Mendes - Ipanema (1991), graduação em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes - Ipanema (1982), graduação em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1982), mestrado em Direito Político pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (1989) e doutorado em Direito Político pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local - MDL do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, professor conferencista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e desembargador federal - Tribunal Regional Federal da 2ª Região. , atuando principalmente nos seguintes temas: estado, soberania, defesa, CT&I, processo e meio ambiente.

Katia Avelar, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência na área de Ciências da Saúde, atuando em projetos interdisciplinares ligados ao estudo da patogênese, diagnóstico, prevenção e controle da Leptospirose. Atua, também, na área de Ciências Ambientais, com interesse em estudos relacionados à educação em saúde, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Miranda, M. G., Friede, R., & Avelar, K. (2015). A dualidade alegórica da catástrofe em ‘O quase fim do mundo’, do escritor angolano Pepetela. Abril – NEPA / UFF, 7(14), 119-127. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29854