A dimensão pedagógica na dramaturgia de Pepetela

Autores

  • Márcia Regina Rodrigues Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29908

Palavras-chave:

Dramaturgia de Pepetela, peça didática, teatro épico brechtiano.

Resumo

Nesta abordagem da dramaturgia de Pepetela, produzida no contexto sociopolítico de Angola no período pós-independência, tratamos do caráter didático e épico que aproxima as suas peças da proposta teatral de Brecht. O autor angolano parte do ostensivamente didático em A corda (1978) para uma concretização mais efetiva dos pressupostos épico-brechtianos em A revolta da casa dos ídolos (1980), sem descartar a dimensão pedagógica em nenhuma de suas peças.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a358

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Rodrigues, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Márcia Regina Rodrigues é doutora em Estudos Literários; atualmente, realiza pesquisa de Pós-Doutorado – “As contribuições de Luís de Lima para o teatro brasileiro e português (1953-1974)” – no Departamento de Literatura da FCL-UNESP/Araraquara.

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

Rodrigues, M. R. (2017). A dimensão pedagógica na dramaturgia de Pepetela. Abril – NEPA / UFF, 8(17), 55-66. https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29908