<i>Ursamaior,</i> de Mário Cláudio: sete estrelas, um corpo cadente

Autores

  • Mariana Caser da Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i18.29926

Palavras-chave:

Mário Cláudio, violência física, sublimação pela arte.

Resumo

No ano 2000, o escritor português Mário Cláudio lança Ursamaior, romance que não escapa à tendência do autor de ficcionalizar dados do real. O livro, juntamente com Oríon (2003) e Gémeos (2004), compõe o que Maria Theresa Abelha Alves denomina a “Trilogia das Constelações”. O primeiro elemento desse tríptico romanesco expõe diversas formas de violência, entre as quais uma desgastante cena de estupro sofrida por Jorge, última estrela a compor a constelação de Ursamaior. Partiremos, portanto, dessa cena, de modo a refletir sobre o papel preponderante do lúdico sobre o corpo enlutado, aos moldes do que propõe, por exemplo, Walter Benjamin, na Origem do drama barroco alemão. Igualmente, procuraremos enfatizar o jogo intersemiótico que estabelece diálogo entre a literatura e outras linguagens artísticas, neste romance, notadamente, o cinema. Por fim, a escrita será entendida como forma de sutura de almas e corpos dilacerados, ou ainda como forma de reorganização do caos, destacando-se o caráter neobarroco do par luto-jogo, além da autorreflexão e da metalinguagem como estratégias textuais não raro evidenciadas pelas obras marioclaudianas.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.2017n18a411

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Caser da Costa, Universidade Federal Fluminense

Mariana Caser da Costa é doutoranda em Literatura Comparada pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Possui o título de mestre em Estudos Literários, na subárea Literatura Portuguesa, sendo, ainda, especialista em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África pela mesma Instituição. Atualmente, é revisora do quadro permanente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro - Fundação Cecierj, já tendo atuado como professora da Faculdade de Educação e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj)/ Petrópolis e em instituições de ensino da rede particular.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Costa, M. C. da. (2017). <i>Ursamaior,</i> de Mário Cláudio: sete estrelas, um corpo cadente. Abril – NEPA / UFF, 9(18), 127-138. https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i18.29926