A Informalidade no Mercado de Trabalho Brasileiro: Uma análise da realidade do trabalho no município de Campina Grande-PB

Autores

  • Lizandra Kelly de Araújo Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Julio Vitor Menezes dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Ruan Michel da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Geraldo Medeiros Junior Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v1i1.4

Resumo

Desde o início da década de 1980 as mudanças no mundo do trabalho, decorrentes da restruturação produtiva do capital, têm caracterizado o mercado de trabalho com uma elevada fração de trabalhadores sem contrato formal. No Brasil, este problema pode ter sido amenizado pelo fato de existir a obrigatoriedade de carteira assinada para todos os trabalhadores assalariados. No entanto, com a crise econômica dos anos oitenta, há significativo aumento da informalidade. São muitas as condicionantes que levam as pessoas à informalidade. Uma das principais surge do descompasso existente entre as exigências do mercado de trabalho formal e as condições de qualificação. Este trabalho tem como objetivo analisar a realidade do trabalho informal no município de Campina Grande-PB. Esta pesquisa caracteriza-se como documental. As informações foram obtidas através de pesquisa no site eletrônico ‘’Atlas Brasil’’, desenvolvido pelo IPEA. Os resultados mostraram que embora o grau percentual dos empregados “formais” seja superior ao grau dos “informais”, torna-se relevante um estudo mais aprofundado quanto às causas que levam ao crescimento da economia informal no município em estudo, tendo em vista a possibilidade de essas pessoas ficarem expostas à precariedade das relações de trabalhos. Como conclusão, observa-se a necessidade de existência de políticas públicas adequadas para a região, que objetivem aumentar o emprego e auxiliem a proporcionar um mais elevado nível de bem-estar da população como um todo, contribuindo assim para um desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandra Kelly de Araújo Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba.

Julio Vitor Menezes dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba.

Ruan Michel da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Estadual da Paraíba. Doutorando doPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ, na modalidade DINTER IPPUR - UEPB . Mestre e Graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Geraldo Medeiros Junior, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Estadual da Paraíba. Doutorando doPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ, na modalidade DINTER IPPUR - UEPB . Mestre e Graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

ASEA, P. K. The informal sector: baby or bath water? Carnegie-Rochester Conf. Series Public Policy 45, p. 163-71, 1996

BUGARIN, Noemi Sataka. Fatores Determinantes e Evolução da Economia Submersa no Brasil. Receita Federal, Ministério da Fazenda. Departamento de Economia, Universidade de Brasilia. Est. econ., São Paulo, V. 33, n. 3, p. 435-466, Julho – Setembro 2003.

COUTINHO, H. G. Mercado de trabalho, escolaridade e renda no Brasil- 1988 a 1998. Revista do Curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, v. 2, p. 281-304, 2007.

DE SOTO, Hernando. The Other Path. (El Outro Sendero. Translated by June Abbott) NY: Harper and Row, 1989.

MAGALHÃES, Josiane. Relações de trabalho no Brasil: o movimento auto gestionário como resposta à globalização da economia e seus reflexos no mercado de trabalho. Revista Urutágua. Universidade Estadual de Maringá, 2001.

MELO, Hildete Pereira de; ROCHA, Frederico et al. O Setor Serviços no Brasil: Uma Visão Global – 1985/85. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 1998.

MENEZES, Wilson F. DEDECCA, Cláudio S. A Informalidade No Mercado De Trabalho Brasileiro: Rendimentos e principais características. Nexos Econômicos. V. 6, n. 2, dez. 2012. CME-UFBA, 2012.

RIBEIRO, Roberto Name. Causas, Efeitos e Comportamento da Economia Informal no Brasil. Mestrado em Economia do Setor Público. Universidade de Brasília, 2000

SCHNEIDER, F.; ENSTE, D. H. Shadow economies: size, causes, and consequences. Journal of Economic Literature, 38, p. 77-114, 2000.

SMITH, Philip. Assessing the Size of the Underground Economy: the Canadian Statistical Perspectives. Canadian Econ. Observer, Cat. No. 11-010, 3.16-33 a 3.18.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Administração Brasileira