Desvendando e Desmitificando Através da Análise Bakhtiana o Planejamento Estratégico de uma Empresa Júnior

Autores

  • Rafaella Cristina Campos Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e professora efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.
  • Lilia Paula Andrade Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.
  • Marco Antonio Villarta-Neder Professor Associado no Departamento de Ciências Humanas na Universidade Federal de Lavras DCH-UFLA.

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v3i2.40

Resumo

Objetiva-se analisar, sob a ótica da estratégia como prática social, as características de linguagem escrita de um planejamento estratégico de uma empresa júnior situada no sul do estado de Minas Gerais, com base na perspectiva Bakhtiniana de análise do discurso. O planejamento estratégico é uma proposta de trabalho a ser executado em detrimento da prática social que é o trabalho realmente executável, fazendo com que nas organizações as vozes dos atores fiquem abafadas, atônicas pela ideologia de participação coletiva, que é disseminada. Acarreta-se um falso contentamento dos atores organizacionais que acreditam de fato que suas opiniões estão contidas no plano, objetivos e metas estabelecidas pela empresa, permitindo a manifestação dos fenômenos de polifonia e hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Cristina Campos, Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e professora efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.

Professora de Educação Superior na FAGAMMON desde agosto de 2014 até o presente momento; Professora de Cursos Livres nas áreas de trabalho e relações interpessoais no SENAC/MG unidade Lavras, desde setembro de 2015 até presente momento; Doutoranda pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa prevista para dezembro/2018. Mestre pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa em fevereiro/2014; Psicóloga Bacharel pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS com formação completa em dezembro/2011; Micro Empreendedora Consultora em Gestão de Pessoas e Orientação de Carreira e Profissional desde janeiro de 2012 até presente momento; Psicóloga Educacional na área de Orientação Profissional e Vocacional no Instituto Presbiteriano Gammon de março de 2016 até presente momento; Atuante no Núcleo de Pesquisa em Organização, Gestão e Sociedade, no departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras (NEORGS/DAE/UFLA) Coordenado pela Professora Dr. Mônica Cappelle desde janeiro de 2012 até presente momento; Atuante no Grupo de Estudos de Filosofia da Psicanálise coordenado pela professora Dr.ª Léa Silveira, do departamento de ciências humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) desde julho de 2015 até presente momento; Fundadora e Coordenadora do Grupo de Extensão Sobre Trabalho, Organizações e Relações Humanas (GESTORH) em exercício na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, desde fevereiro de 2016 até presente momento; Pesquisadora na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas com Ênfase em Carreira e Construção de Carreira. CONTATOS: (35)9-8898-4583; rafaella_ccampos@hotmail.com

Lilia Paula Andrade, Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Doutoranda em Administração, na linha Organização e Sociedade, pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras pertencente à linha de pesquisa Organizações, Gestão e Sociedade.É Graduada em Administração pela UFLA, foi agraciada com a premiação de destaque acadêmico no que se refere às atividades de ensino, pesquisa e extensão da turma de formandos de 2012/1. Professora dos cursos de Administração e Sistemas de Informação na faculdade presbiteriana Gammon.

Marco Antonio Villarta-Neder, Professor Associado no Departamento de Ciências Humanas na Universidade Federal de Lavras DCH-UFLA.

Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Lavras, em Lavras/MG. Exerceu a função de Pró-Reitor Adjunto de Graduação/Superintendente de Ensino. Foi Coordenador do Curso de Letras na modalidade a distância na Universidade Federal de Lavras e na modalidade presencial na Ufla e em outras instituições públicas e particulares. Atua na Graduação, principalmente no Curso de Letras, seja na modalidade presencial, seja na Educação a Distância. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu, no Programa de Pós-Graduação em Administração com a disciplina de Análise do Discurso. Licenciado em Letras (Universidade de Taubaté,1986), mestre em Linguística Aplicada (ensino-aprendizagem de língua materna - Unicamp, 1995) e doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa - Unesp-Araraquara, 2002). Tem publicações e experiência em projetos na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando, sempre sob um viés de discussão dos sentidos, principalmente nos seguintes temas: discurso, sentido, silêncio, Círculo de Bakhtin, linguagens não-verbais, linguística, cinema, audiovisual, contextos multissemióticos e multimodais, leitura, produção escrita e formação de professores. Membro dos Grupos de Pesquisa: GEPLE (Grupo de Estudos e Pesquisa: Leitura e Escrita em múltiplos contextos - Universidade Federal de Lavras), no interior do qual coordena o GEDISC (Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin) ; GEPPEP (Grupo de Estudos e Pesquisas Produção Escrita e Psicanálise - USP); LEP (Laboratório de Estudos Polifônicos - Universidade Federal de Uberlândia); GAMPLE (Grupo Acadêmico Multidisciplinar: Pesquisa Linguística e ensino - UNESP - São José do Rio Preto); GED - Grupo de Estudos Discursivos - UNESP-Assis.Participação em Projetos de Extensão e de Cooperação Internacional. É avaliador do Inep para os Cursos de Graduação na área de Letras. 

Referências

BAKHTIN,M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo. Hucitec. 2009.

BAKHTIN,M. Estética da Criação Verbal. São Paulo. Martins Fontes. 2010.

BARROS, D. L. P. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In. BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, Dialogismo e Construção do Sentido. Campinas/ SP: Editora da Unicamp, 1997, pp. 27-38.

BARRY, D.; ELMES, M. Strategy Retold: Toward a Narrative View of Strategic Discourse. Academy of Management Review, v. 22 (2), 1997, p. 429-452.

BEZERRA P. Polifonia. In: Brait B. (Org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2005. p. 167-176.

GOULART, C. M. A. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação. 2001. 18: 5-21.

GRAGOATÁ. Linguagem e Subjetividade em Gramsi e Bakhtin. 2006.

JARZABKOWSKI, P. Strategy as practice: an activity-based approach. London: Sage publications, 2005.

MARTIN, W. Recent theories of narrative. Ithaca, New York: Cornell University Press. 1986.

MINAYO,M.C.S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 14ª Edição. São Paulo: Ed.Vozes, 2000.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico. Bookman. 2010.

MIOTELLO, V. Ideologia. In: Brait.(Org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2005. p. 167-176.

MORETO NETO, L.M.; JONES, P.N.; ROSAURO, D.Z.; BENKO, F. Empresa Júnior - Espaço de Aprendizagem. Florianópolis. 2004.

OLIVEIRA, E.M. Empreendedorismo Social e Empresa Junior no Brasil: O Emergir de Novas Estratégias para Formação Profissional. UNIOEST, Toledo, Paraná. 2003.

ROCHA, D.; DEUSDARÁ, E.B. Análise de Conteúdo e Análise de Discurso: Aproximações e Afastamentos na (re) Construção de uma Trajetória. Alea: estidos Neolatinos vol.7, nº2, 2005, p.305:322.

SILVA, F.T.; MAIA, M.H.B.; TAVARES, W.; JOAQUIM, N. F. O Processo de Gestão de Conhecimento de Redes Interorganizacionais: um estudo com Empresas Juniores de Minas Gerais. Anais ENANPAD. Rio de Janeiro. Disponível em www.anpad.org.br/evento.

VAARA, EERO, KLEYMANN, BIRGIT AND SERISTÖ, HANNU. Strategies as Discursive Constructions: The Case of Airline Alliances. Journal of Management Studies. 2004. 41(1): 1–35.

VAARA, EERO, VIRPI SORSA, & PEKKA PÄLLI On the force potential of strategy texts: A critical discourse analysis of a strategic plan and its power effects in a city organization. Organization, 17(6), 2010. 685-702.

WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range Planning. v. 29, n. 5, 1996. p. 731-735.

ZACCHI, V. J. Discurso, poder e hegemonia: dilemas do professor de língua inglesa, Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas. 2003.

Downloads

Publicado

2017-09-03

Edição

Seção

Estado, Organizações e Sociedade