Feira de projetos de intervenção: a experiência do ensino sobre formulação, gestão e avaliação de projetos públicos
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v3i1.27426Resumo
O artigo discute um caso de ensino do processo de produção de políticas públicas em um curso de Administração Pública, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Trata-se da Feira de Projetos de Intervenção, trabalho desenvolvido no âmbito de duas disciplinas em que os alunos selecionam um problema público relevante e, aplicando metodologias de concepção e gerenciamento de projetos, desenham uma alternativa de solução. O objetivo do texto é registrar a experiência e, a partir dela, discutir aspectos relevantes para o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino em cursos do Campo de Públicas. Adota-se uma perspectiva de interdisciplinaridade que vai além da interação entre distintas disciplinas, sendo fundamental, a troca, reciprocidade, diálogo e disposição para inovação dos envolvidos. Duas metodologias são aplicadas a Feira: o Marco Lógico, que fornece referências objetivas para a concepção, gestão e avaliação de projetos; e as boas práticas do Project Management Institute, metodologia baseada em áreas de conhecimentos e grupos de processos adequados ao gerenciamento de projetos. Cinco edições do trabalho já foram realizadas, resultando no desenho de 89 projetos. A cada edição, inovações na dinâmica foram incorporadas, ampliando as potencialidades e os aprendizados sobre a interdisciplinaridade na Administração Pública. Destacam-se a importância da articulação de teorias e métodos para compreensão de situações problema complexas, a experiência, mesmo simulada, dos reveses da prática administrativa no setor público, a relevância da abertura para a inovação e para o trabalho em parceria entre os docentes envolvidos, além de dificuldades instrumentais sobre o ensino do processo de produção de políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).