O papel das universidades e os núcleos de prática jurídica: o caso do Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense Campus Macaé

Autores

  • Ully Hashimoto Mayerhofer Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v5i1.40684

Resumo

As universidades possuem um importante papel na sociedade e têm como pilares o ensino, pesquisa e extensão. No município de Macaé, observa-se que as universidades públicas e privadas ali instaladas são bastante atuantes, com a oferta de diversas atividades e serviços à população, nas mais variadas áreas do conhecimento, especialmente aquelas relacionadas aos cursos por elas oferecidos nessas unidades. Assim, o presente trabalho pretende se dedicar ao estudo das diversas iniciativas das universidades que impactam diretamente a população, dentre elas se encontram os núcleos de prática jurídica, tais como o CAJUFF Macaé. Para tanto, buscou-se apresentar um breve relato sobre a evolução do CAJUFF Macaé, com a apresentação de dados acerca dos atendimentos e exposição das demais atividades desenvolvidas no escritório modelo, ressaltando seu desenvolvimento ao longo dos anos. O núcleo de prática do ICM/UFF Macaé vai além de uma exigência acadêmica formal, pois contribui para uma formação de qualidade para os alunos da graduação do curso de Direito e oferece assistência jurídica gratuita à sociedade. A pesquisa se baseou no contato com as instituições analisadas por meio de seus portais oficiais e dos atores envolvidos nas atividades, bem como em diplomas legais e revisão bibliográfica. Este trabalho objetiva contribuir para a valorização e visibilidade dos trabalhos realizados pelas instituições de ensino superior localizadas no município através da análise mais aprofundada do CAJUFF Macaé, bem como ressaltar a necessidade de investimento, de forma a permitir a continuidade e qualidade dos serviços ofertados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ully Hashimoto Mayerhofer, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Residente jurídica na Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Residência Jurídica em Resolução de Conflitos do Departamento de Direito da UFF/ICM Macaé e também servidora pública, desenvolvendo suas atividades na Prefeitura Municipal de Macaé, mais especificamente na Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor/PROCON. Advogada, tendo concluído sua graduação em Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF / ICM Macaé) e elaborado trabalho de conclusão de curso intitulado "A Unipessoalidade Societária no Exercício da Advocacia". Ao longo da graduação, atuou como Conciliadora no Juizado Especial Cível da Comarca de Macaé e desenvolveu Projeto de Extensão na área do Direito Empresarial. Concluiu o Ensino Médio Integrado com Técnico em Automação Industrial no Instituto Federal Fluminense / Campus Macaé RJ. Possui experiência na área do Direito Trabalhista, Empresarial, Previdenciário, Cível e de Família, tendo desenvolvido projetos de pesquisa na área de Engenharia Ambiental, focada na ocorrência de Injustiça Ambiental, e em Física, com ênfase em mecânica e dinâmica.

Referências

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994 (1994). Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://www.zumbidospalmares.edu.br/pdf/legislacao-ensino-juridico.pdf.

Prefeitura Municipal de Macaé. (2014, fevereiro). Funemac e UFF oferecem atendimento jurídico gratuito na Cidade Universitária. Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://www.macae.rj.gov.br/ensinosuperior/leitura/noticia/funemac-e-uff-oferecem-atendimento-juridico-gratuito-na-cidade-universitaria.

Resolução CNE/CES nº 9, de 29 de setembro de 2004 (2004). Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf.

SANTOS, C. C. da C. M., & FERREIRA, M. V. R. (2012, setembro). Mediação: conscientização do tema no centro de assistência judiciária – CAJUFF Macaé. Anais do I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói, RJ, Brasil.

Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2020a, janeiro). NUPEM/UFRJ recebe crianças para atividades científicas. jan. 2020a. Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades-slideshow/1167-nupem-ufrj-recebe-criancas-para-atividades-cientificas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2020b, janeiro). Projeto de extensão do NUPEM/UFRJ promove capacitação para elaboração de adubo orgânico. Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades-slideshow/1168-projeto-de-extensao-do-nupem-ufrj-promove-capacitacao-para-elaboracao-de-adubo-organico.

Universidade Federal Fluminense. (2018, agosto). O CAJUFF Macaé é reconhecido como Núcleo de Prática Jurídica Professora Carla Fernandes de Oliveira. Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://icm.sites.uff.br/?p=1367.

Universidade Federal Fluminense. (2019, outubro). Histórico do ICM: da chegada da UFF em Macaé aos dias atuais. Recuperado em 10 dezembro 2020, de http://icm.sites.uff.br/?page_id=190.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Estado, Organizações e Sociedade