A sustentabilidade empresarial no mercado brasileiro: estudo de caso da empresa O Boticário
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v6i1.42281Resumo
Vivemos em uma sociedade em que está se tornando inadmissível, no mundo dos negócios, o desrespeito ao meio ambiente e a falta de políticas de desenvolvimento sustentável em prol da interação negócio x meio ambiente. No período de 20anos, entre a ECO92 e a Rio+20, inúmeras propostas nacionais e internacionais foram colocadas em prática para que houvesse uma adaptação das práticas industriais a uma postura de responsabilidade social. Nesta perspectiva, o desenvolvimento sustentável consiste em uma forma de interação entre o desenvolvimento econômico e o social que satisfaça as necessidades de determinada sociedade de determinada época, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Este estudo propõe um aprofundamento sobre o tema em questão por meio da identificação de ações institucionais, que visam ao respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável tomadas pela empresa O Boticário. Como metodologia de trabalho, foi realizada inicialmente uma pesquisa de cunho bibliográfico com o intuito de promover um embasamento teórico e histórico maior sobre o tema de modo que este servisse para uma melhor concretização da segunda parte da pesquisa em que foi realizado um estudo de caso acerca das ações sustentáveis no sistema produtivo da empresa O Boticário. Constatou-se, ao final do estudo, que a sustentabilidade empresarial vem crescendo deste a Rio 92 tanto no Brasil quanto no mundo e a empresa O Boticário tem uma posição de destaque no contexto nacional em relação à prática de ações sustentáveis no processo produtivo.
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