Efetividade da capacitação no serviço público: percepção do cidadão como cliente em um estudo em instituições federais

Autores

  • Shirleia Araujo da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Denise Medeiros Ribeiro Salles
  • Daniel Rosa Dutra

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v3i2.43237

Resumo

Cada vez mais o cidadão torna-se consciente da necessidade de cobrar uma prestação de serviços de qualidade visto que é quem sustenta a máquina pública e desse modo o artigo verificou a percepção de servidores técnico-administrativos de instituições federais de ensino quanto à efetividade da capacitação frente às demandas da sociedade e da própria instituição. Foram realizadas quinze entrevistas com servidores das instituições públicas federais: Universidade Federal Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II. Dentre os entrevistados, estão responsáveis por capacitação, gestores e servidores alunos. A pesquisa demonstrou interesse das equipes em se desenvolver, desde os recém-ingressos quantos os mais experientes Além disso, observou-se um comprometimento afetivo dos servidores com sua instituição com o intuito de se ter efetividade com as ações por elas oferecidas. O estudo mostrou que há efetividade na rotina de trabalho, embora limitados pelas particularidades da Administração Pública.

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Publicado

2021-01-27