Educação problematizadora e políticas inclusivas: uma avaliação sobre a formação em Administração das Universidades fluminenses

Autores

  • Analice Valdman de Miranda Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
  • Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v3i2.43918

Resumo

A discussão sobre a inclusão das pessoas com deficiências, nas poucas vezes em que ocorre, centraliza-se em debates circunscritos à questão da Lei de Cotas, ao Marketing inclusivo ou as políticas públicas. Tais questões surgem em razão da ineficiência da operacionalização dos mesmos, o que contribui para perpetuar a segregação social do referido grupo. O presente artigo tem por objetivo verificar junto às escolas públicas de Administração da região metropolitana do Rio de Janeiro como estas procuram formar seus alunos para atuarem enquanto gestores inclusivos. A consecução da investigação se deu por meio da metodologia de estudo de múltiplos casos – UFRJ, UERJ e UFF, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, que foram analisados à luz dos conceitos sobre inclusão de pessoas com deficiências, formação em administração e educação problematizadora. Os principais resultados obtidos mostram que o tema em questão não faz parte da agenda das universidades públicas, algumas vezes sequer sendo reconhecido enquanto tema, mesmo com as iniciativas feitas pelo Ministério da Educação e com os diversos indicadores sociais que evidenciam a marginalização social das pessoas com deficiências.

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Biografia do Autor

Analice Valdman de Miranda, Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Doutoranda em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (UC), mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em
Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora colaboradora do curso de Administração da UFRJ. Foi professora
substituta na FACC/UFRJ, lecionou por dois anos no MBA de Gestão de Recursos Humanos da UFF e atuou como Gerente de Recursos Humanos na RIOLUZ

Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública pela EBAPE-FGV; Pós-doutor em Administração pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Turismo pela FGV; Especialista em Gestão Empresarial pela FGV; Especialista em Planejamento e Gestão em Turismo Ambiental e Cultural pela Unirondon; Especialista em Gestão Pública pelo ICE; Licenciado em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Graduado em Engenharia Civil pela UGF. Foi empresário/agente de viagens por 13 anos e docente por 5 anos em cursos de graduação em turismo. Foi membro do Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso. Foi coordenador do Observatório de Inovação do Turismo da FGV (curso lato sensu e projeto de pesquisa). Foi professor e coordenador adjunto do MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento da FGV. Foi consultor e pesquisador da FGV Projetos tendo trabalhado em planos de desenvolvimento de turismo para estados e cidades. Foi professor-tutor do FGV Online (EAD) em disciplinas da graduação, pós-graduação e cursos livres. É professor adjunto da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É professor convidado do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro ? Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Suas áreas de interesse incluem: Administração Pública, Gestão Estratégica, Gestão Social, Cultura e Turismo. 

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Publicado

2021-01-04