Uma Revisão Teórica da literatura sobre Empresas Familiares: Posicionamento do campo frente às teorias

Autores

  • Bárbara Gabrielle Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG
  • Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG
  • Uajará Pessoa Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v6i2.44268

Resumo

A pesquisa sobre empresas familiares vivenciou nos últimos anos mudanças importantes em termos de produção científica. A ascensão da relevância de tais pesquisas podem ser comprovada com a crescente apresentação do tema em periódicos reconhecidos e pela criação e consolidação de revistas especializadas na temática. À medida que a literatura cresce, encontrar novos horizontes de pesquisa e identificar possibilidades de direções futuras, torna-se um importante passo para o avanço do conhecimento. Neste sentido, o presente artigo se propôs a consolidar uma revisão da literatura sobre o tema, afim de compreender onde o campo tem se posicionado atualmente, quais fontes e correntes teóricas os estudos sobre essa temática têm bebido e quais oportunidades e direções para pesquisas futuras. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura e um levantamento da produção científica publicada em periódicos de reconhecida relevância para a área de empresas familiares. A metodologia empregada foi qualitativa de cunho descritiva e a coleta dos dados realizada através de buscas em bases de dados. Identificaram-se 100 artigos científicos que trataram da temática e as análises foram relacionadas às teorias e metodologias empregadas. Com isso, espera-se que o presente estudo auxilie na abertura de novos caminhos para a pesquisa sobre empresas familiares, contribua para o crescimento do interesse acadêmico e avanço do campo de estudos.

Palavras-Chave: Empresa Familiar. Empreendedorismo Familiar. Revisão da Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Gabrielle Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG

Mestranda em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2019) e bolsista CAPES. Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018) com extensão acadêmica em Auditoria, Sistemas de Controle de Gestão e Informática em Portugal (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria; Controles internos; Finanças e Administração estratégica. 

Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Atualmente, bolsista de mestrado CEFET no curso de Administração Tem experiência na área de Administração, com ênfase em recursos humanos.

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. É Especialista em Gestão Executiva pela Universidade de São Paulo onde também concluiu os créditos para o mestrado em engenharia metalúrgica. É Mestre Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, onde também concluiu seu primeiro pós-doutorado, em administração. Tem experiência acumulada em 20 anos de gestão empresarial, em setores da siderurgia, não-ferrosos, mineração e produtos químicos. Atualmente é professor associado da carreira de magistério superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais onde leciona na graduação em engenharias, letras e administração e no mestrado em administração; conduzindo pesquisas com foco no processo de tomada de decisões especialmente nos campos científico e tecnológico; redes; capital social; e aprendizado em rede. 

Downloads

Publicado

2022-02-25

Edição

Seção

Administração Brasileira