Uma Revisão Teórica da literatura sobre Empresas Familiares: Posicionamento do campo frente às teorias
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v6i2.44268Resumo
A pesquisa sobre empresas familiares vivenciou nos últimos anos mudanças importantes em termos de produção científica. A ascensão da relevância de tais pesquisas podem ser comprovada com a crescente apresentação do tema em periódicos reconhecidos e pela criação e consolidação de revistas especializadas na temática. À medida que a literatura cresce, encontrar novos horizontes de pesquisa e identificar possibilidades de direções futuras, torna-se um importante passo para o avanço do conhecimento. Neste sentido, o presente artigo se propôs a consolidar uma revisão da literatura sobre o tema, afim de compreender onde o campo tem se posicionado atualmente, quais fontes e correntes teóricas os estudos sobre essa temática têm bebido e quais oportunidades e direções para pesquisas futuras. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura e um levantamento da produção científica publicada em periódicos de reconhecida relevância para a área de empresas familiares. A metodologia empregada foi qualitativa de cunho descritiva e a coleta dos dados realizada através de buscas em bases de dados. Identificaram-se 100 artigos científicos que trataram da temática e as análises foram relacionadas às teorias e metodologias empregadas. Com isso, espera-se que o presente estudo auxilie na abertura de novos caminhos para a pesquisa sobre empresas familiares, contribua para o crescimento do interesse acadêmico e avanço do campo de estudos.
Palavras-Chave: Empresa Familiar. Empreendedorismo Familiar. Revisão da Literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).