Parque tecnológico: compilação de 20 anos de pesquisa para fornecer orientações para o futuro

Autores

  • Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). https://orcid.org/0000-0001-8052-2957
  • Bárbara Gabrielle Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
  • Uajará Pessoa Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v6i1.44270

Resumo

Os objetivos deste artigo são realizar um levantamento bibliométrico e uma revisão das teorias aplicadas em artigos empírica de três parques tecnológicos: Porto Digital, São José dos Campo e TecnoPuc. Para isso, utilizou-se métodos bibliométricos e a estratégia de pesquisa documental em 93 artigos dos últimos 20 anos. Este trabalho possui caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa. Com essa pesquisa pode-se analisar trabalhos empíricos aplicados em três parques tecnológicos a fim de identificar quais autores, instituições, revistas e congressos que mais destacam na produção científica. Constatou-se ainda que no estudo de parques tecnológicos há forte presença do conceito inovação, sendo isso verificado por meio do levantamento das palavras-chaves. Na revisão teórica verificou-se que os modelos mais utilizados são o do Conhecimento e do Mercado nas perspectivas da teoria de redes, símbolo/cultura, teoria da dependência de recursos, teoria do custo de transação e teoria da firma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Atualmente, bolsista de mestrado CEFET no curso de Administração Tem experiência na área de Administração, com ênfase em recursos humanos.

Bárbara Gabrielle Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Mestranda em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2019). Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018) com extensão acadêmica em Auditoria, Sistemas de Controle de Gestão e Informática em Portugal (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria; Controles internos; Finanças e Administração estratégica.

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. É Especialista em Gestão Executiva pela Universidade de São Paulo onde também concluiu os créditos para o mestrado em engenharia metalúrgica. É Mestre Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, onde também concluiu seu primeiro pós-doutorado, em administração. Tem experiência acumulada em 20 anos de gestão empresarial, em setores da siderurgia, não-ferrosos, mineração e produtos químicos. Atualmente é professor associado da carreira de magistério superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais onde leciona na graduação em engenharias, letras e administração e no mestrado em administração; conduzindo pesquisas com foco no processo de tomada de decisões especialmente nos campos científico e tecnológico; redes; capital social; e aprendizado em rede.

Referências

Burt, R. S. (2001). Structural holes versus networks closure as social capital. Structural . Pre- print a chapter in Social Capital: Theory and Research.

Clegg, S. R.; et al. (2010). Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. v. 1 São Paulo: 1. ed. São Paulo: Atlas.

Correia, A. M. M, Gomes, M. L. B. (2012). Habitat´s de inovação na economia do conhecimento: identificando ações de sucesso. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n. 2, p.32-54.

Courson, J. (1977). Espaço Urbano e Parques Tecnológicos Europeus. Parques tecnológicos e meio urbano: artigos e debates. Brasília: Anprotec, GTU Internacional. p. 77-84.

Ferreira, G. C., Soria, A. F., Closs L. (2012). Gestão da interação Universidade-Empresa: o caso PUCRS. Revista Sociedade e Estado – v. 27 n. 1.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Giugliani, E. (2011). Modelo de Governança para Parques Científicos e Tecnológicos no Brasil. 2011. Tese de doutorado (Tese de doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) UFSC. Santa Catarina.

Granovetter, M. (1983). The Strength of Weak Ties: a network theory revisited. Sociological Theory. v. 1, p. 201-233.

Hall, R. H. (2004). Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Hora, A. L. F., Amaral, M. G. (2018). Produção Científica concernente a Parques Científicos, Tecnológicos e de Inovação: Uma análise bibliométrica. CASI. Rio de Janeiro.

Malhotra, N.; Taylor, R. B. (2005). Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. (2009). Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas.

Noce, A. F. S. (2002). O processo de implantação e operacionalização de um parque tecnológico: um estudo de caso. Dissertação de mestrado (dissertação de mestrado em Engenharia de Produção). UFSC. Santa Catarina.

Schirrmeister, R., França A. C. L. E Takata, E. (2015). Governança em parques e incubadoras tecnológicas no brasil – estudos de casos múltiplos. RGC. São Paulo. v. 2, n. 2, art.3, pp. 73-106.

Steiner, J. E., Cassim, M. B., Robazzi, A. C. (2013). Parques Tecnológicos: Ambientes de Inovação. Cadernos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Walker M. H.; Lynn, F. B. (2013). The embedded self: a social networks approach to identity theory. Social Psychology Quaterly. p. 151-179.

Whentten, D. A. (1981). Interorganization relation: a review of the field. Journal of higher education. v. 52, n. 1, p. 1-28.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Administração Brasileira