Um século de Alberto Guerreiro Ramos – teórico das organizações
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v4i2.46293Resumo
Este trabalho visa conhecer o homem e o pensador Alberto Guerreiro Ramos, poeta, sociólogo, advogado, administrador, professor, político, jornalista, e a importância de sua Teoria Organizacional. Busca dar uma visão inicial aos acadêmicos e chegar aos mais diversos e plurais públicos de nosso país, aumentando, assim, a visibilidade de seu pensamento e de suas obras, visto ser um importante intelectual brasileiro, reconhecido mundialmente, porém, ainda pouco conhecido em nosso país. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, elencando algumas de suas obras, dentre sua vasta produção, como: A redução sociológica, A nova ciência das organizações, Administração e contexto brasileiro, O drama de ser dois, Introdução crítica à sociologia brasileira, Patologia “social” do branco brasileiro. Neste estudo, também foram incluídos artigos de estudiosos de Guerreiro Ramos, além de estudos realizados por instituições como o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CPDOC), que analisou a Teoria das Organizações de Guerreiro Ramos. Por meio deste trabalho, foi demonstrada a relevância de sua construção teórica, ratificando a sua contemporaneidade e, assim, o quanto ele estava à frente de seu tempo. Conclui-se, também, que há ainda muitos campos a serem desvendados e muito a se fazer “em mangas de camisa”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).