INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE SELEÇÃO DE RH
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v7i1.52684Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar como os softwares desenvolvidos sob a premissa da inteligência artificial podem ser utilizados nos processos de seleção de pessoal e quais benefícios trazem para as organizações. Para isso, realizou-se um estudo de casos múltiplos, contemplando três organizações, duas que ofertam o serviço de seleção a partir de suas plataformas online e uma que desenvolve e comercializa softwares de inteligência artificial. A partir dos dados coletados, constatou-se que os produtos e serviços ofertados pelas empresas que participaram da pesquisa são similares em seus propósitos, tendo como principal finalidade a automatização do processo de seleção, especialmente das etapas de cunho operacional. Além disso, verificou-se a importância da interação humana nas fases iniciais de implantação do programa. As soluções computacionais que foram objeto do presente estudo não se limitam a analisar as informações que constam nos currículos dos candidatos: todas elas buscam traçar um perfil técnico, comportamental e cultural dos candidatos, fornecendo, dessa forma, amplo suporte aos tomadores de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).