IDEIAS SOBRE EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Antonio Sérgio Fernandes Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Marco Teixeira Fundação Getúlio Vargas - FGV SP
  • Alex B. F. M. do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • João Martins Tude Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v6i2.52776

Resumo

Este ensaio, sob a forma de uma pensata, discute ideias com relação à epistemologia que envolve a instrumentalidade da pesquisa em administração. A pesquisa em administração é ampla, vasta, multidisciplinar, repleta de métodos e procedimentos que podem ser utilizados e a análise da produção do conhecimento por parte do pesquisador se torna um exercício intelectual acerca de como a investigação científica se torna um elo entre o pesquisador e a comunidade científica que ele está inserido, no caso aqui, da área de administração. Assumimos como condição prévia que a compreensão da administração em sua episteme torna o pesquisador consciente de que este se encontra diante de campo científico complexo e, portanto, o esforço instrumental e procedimental propriamente dito requer conhecimento epistemológico capaz de gerar pesquisas mais sólidas acerca da realidade observada dos fenômenos sociais que a área de administração se debruça a investigar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sérgio Fernandes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduação em Administração (UFBA) [(1994)], Mestrado em Desenvolvimento Urbano (UFPE) [(1998)], Doutorado em Ciência Política (USP) [(2003)].

Alex B. F. M. do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduação em Administração (UESPI) [(2008)], Mestrado em Administração (UFRN) [(2012)], Doutorado em Administração (UFRN) [(2019)].

João Martins Tude, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduação em Administração (2005) [(UFBA)], Especialização em Met. e Didática do Ens. Superior (FSBB)[(2007)], Mestrado em Administração (UFBA) [(2007)], Doutorado em Administração (UFBA) [(2010)].

Downloads

Publicado

2022-02-25

Edição

Seção

Estado, Organizações e Sociedade