Fatores Determinantes da Transferência de Tecnologia em Bioeconomia
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v7i1.53075Resumo
O estudo proposto tem como objetivo delimitar e discutir os fatores que determinam o processo de transferência de tecnologia na área de Bioeconomia através de um estudo de caso realizado na Embrapa Milho e Sorgo. Neste sentido, primeiramente, foi feita uma revisão da literatura no sentido de definir o conceito e o escopo da área da Bioeconomia, caracterizar o processo de transferência tecnológica, assim como identificar a existência de publicações que tratassem especificamente da transferência de tecnologia na referida área. Em seguida, foi realizada uma pesquisa documental e enviados questionários a profissionais da organização envolvidos com o processo, em obediência à metodologia de pesquisa qualitativa definida. Os dados coletados foram tratados e codificados com a utilização do software MAXQDA 2020, segundo um conjunto de categorias de análise previamente definidas a partir da literatura. Por sua vez, os resultados indicaram a proeminência, na percepção dos respondentes, de fatores organizacionais/institucionais, tais como o papel da qualificação da tecnologia, do contexto social, econômico, político e regional no qual ocorrerá a pesquisa, desenvolvimento e negociação da tecnologia; e de fatores mercadológicos, como o acesso ao mercado, a interface academia-indústria e o apoio à inovação, como fatores determinantes para a realização e sucesso dos processos de transferência de tecnologia na área de Bioeconomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).