Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-12-26. Leia a versão mais recente.

GESTÃO DE RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS

DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA

Autores

  • Amanda Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Jardênia Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí https://orcid.org/0000-0001-6810-4429
  • Alana Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Romário Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí https://orcid.org/0000-0002-7095-0891

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v7i2.56276

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar os desafios da logística reversa de resíduos sólidos na atividade odontológica na Região do Médio Canindé, estado do Piauí. Quanto aos aspectos metodológicos, possui natureza qualitativa e caráter descritivo. A coleta de dados ocorreu em fonte secundária (documental) e primária, por meio da aplicação de roteiro de entrevistas semiestruturadas com sujeitos responsáveis pela gestão de resíduos sólidos odontológicos. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016) na análise dos dados. Quanto aos resultados, cinco dimensões foram categorizadas: segregação; acondicionamento; coleta e armazenamento; transporte e tratamento; e disposição final dos resíduos odontológicos. Identificou-se, pois, que os principais desafios associados à implementação do sistema de gestão de resíduos sólidos odontológico são os custos dessa operação; bem como, a escassez de empresas especializadas na logística reserva desses resíduos; e ausência de um Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde. A presente pesquisa contribui com o avanço científico no que tange aos desafios da implementação da Logística Reversa aplicada aos resíduos odontológicos; bem como, sinaliza aspectos que podem auxiliar na melhoria de políticas públicas voltadas à gestão desses resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduada em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Avançados em Gestão e Negócios (EAGeN).

Jardênia Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre em Administração e Controladoria – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria / Universidade Federal do Ceará (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Avançados em Gestão e Negócios (EAGeN). Docente do Eixo de Gestão e Negócios - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Alana Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduada em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Avançados em Gestão e Negócios (EAGeN).

Romário Ribeiro , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre em Ciências da Educação – Universidad Tecnologica Intercontinental (2022). Docente do Eixo de Gestão e Negócios - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Versões

Edição

Seção

Administração Brasileira