Constituição Federal: uma disciplina fundamental na Educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v8i1.57457Resumo
Este artigo parte da constatação de que os brasileiros em geral desconhecem a sua Constituição e por isso deixam de ter noção e consciência sobre os seus deveres e, principalmente, sobre os seus direitos. Isso afeta o exercício da sua plena cidadania e diminui a chances de que seia o próprio povo brasileiro o agente das transformações que seu país necessita para se tornar melhor para todos. Visando dar uma contribuição para uma mudança nesse panorama, o artigo se debruça sobre o problema dessa ignorância nefasta e propõe, a partir de manifestações diversas de pensadores e estudiosos sobre a necessidade de se introduzir o ensino de Direito Constitucional ou da disciplina "Constituição Brasileira" em todos os níveis da Educação brasileira. Como parte do esforço para traçar o desenho desse quadro brasileiro, lançou-se mão de uma pesquisa comparativa com alguns dos países vizinhos do Brasil na América Latina e verificou-se que o ensino da Constituição ou, pelo menos, de disciplinas que abordam aspectos fundamentais da construção de uma cidadania consciente e proativa é prática consolidada em vários deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-10-27 (2)
- 2023-06-30 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).