A Contínua Reforma Neoliberal Do Estado No Brasil
Esvaziamento, Terceirização E Privatização Da Esfera Pública
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v8i1.58992Resumo
O tema desse artigo é o Estado brasileiro e a sua reforma ou contrarreforma neoliberal, iniciada pouco antes dos anos 1990 e aprofundada naquela década. O objetivo é expor o caráter continuo desse processo, que se tem desenvolvido em sucessivos projetos, com maior ou menor intensidade, ao longo de todos os últimos governos, desde aquela época. Mobilizando principalmente a literatura e documentos relativos à reforma que transcorreu no governo FHC, o artigo demonstra como, de forma corrente, em iniciativas pontuais, assim como em tentativas articuladas, como a PEC 32/20, os governantes brasileiros têm promovido ou assimilado as práticas e valores privados na esfera pública, destorcendo o sentido republicano que se espera do Estado contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-10-27 (4)
- 2023-07-04 (3)
- 2023-07-03 (2)
- 2023-06-30 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).