Os desafios do Marketing Social como instrumento de combate a redução da cobertura vacinal no Brasil:

uma análise do Movimento Nacional pela Vacinação

Autores

  • Ligia Madureira Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v9i1.62044

Palavras-chave:

Campanhas de Vacinação. Saúde Pública. Campanhas Públicas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender como os órgãos públicos responsáveis pelas campanhas de vacinação utilizam o marketing social para combater a redução da cobertura vacinal no Brasil, e, especificamente, descrever os principais desafios das estratégias recentes de ampliação da cobertura vacinal. A pesquisa foi realizada por meio de uma metodologia de natureza qualitativa, seguindo uma orientação epistemológica interpretativista. Os dados foram coletados por meio de dados oficiais e redes sociais de divulgação do Movimento Nacional pela Vacinação de 2023. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva da retórica. A pesquisa revelou o uso predominante dos elementos da retórica: pathos, seguido do ethos e logos. O Ministério da Saúde se destacou em termos de quantidade e frequência de publicações, variedade de elementos utilizados, estratégias retóricas, engajamento da população e estruturação das ações. Notou-se como o principal desafio a influência do contexto sociopolítico na intenção de imunização do público, tornando-se perceptível a importância de se considerar esses fatores na elaboração de campanhas. A pesquisa ressaltou ainda as sequelas da pandemia de Covid-19 e os discursos negacionistas e antivacina, que geraram alta resistência à vacinação, disseminação de fake news e desconfiança em relação às entidades de saúde, publicizados principalmente via redes sociais.

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Biografia do Autor

Ligia Madureira Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2023)

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre (2015) e Doutor (2018) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Estado, Organizações e Sociedade